Home » Saúde » Gravidez

Ultrassom na gravidez quando fazer

O ultrassom é um dos exames mais importantes durante a gravidez, por isso deve ser realizado sem exceção por todas as gestantes.

Mulher realizando ultrassom

A ultrassom é um dos métodos mais comuns de acompanhar e garantir o bem estar do bebê que está por vir, muitas mamães de primeira viagem tem algumas dúvidas em relação ao ultrassom, se faz mal para o feto ou não, mas esta é uma questão em discussão até os dias de hoje. Até mesmo para pessoas que não estão grávidas, a ultrassom é o melhor meio de detectar e visibilizar imperfeições ou cistos no ovário e descobrir algumas doenças a tempo.

Com o bebê que está no ventre não é diferente, a ultrassom permite ver se está tudo bem, se a formação do corpo está normal e outros detalhes. Se você está grávida e tem dúvidas sobre a gestação, fique de olho neste texto, aqui você vai saber quando o exame deve ser feito pela primeira vez e até o fim da gestação.

Ultrassom na gravidez faz mal

Fazer mal ou não fazer, eis a questão. Médicos brasileiros afirmam que a ultrassonografia não causa nenhum mal para o feto, que é um procedimento normal. Por outro lado, estudos de médicos americanos afirmaram que a ultrassom pode ser sim, prejudicial ao bebê, que os raios transmitidos são fortes e afetam a formação dos neurônios, e que os sons emitidos são muito altos para, como se fosse o som de um trem para os nossos ouvidos. Mesmo assim, eles também afirmam, que nem por isso você precisa se desesperar e deixar de fazer a ultrassom, afinal, é um método que existe desde os anos 80 e está cada vez mais moderno e tecnológico.

Quando devo fazer ultrassom na gravidez

A ultrassom deve ser feita de acordo com o que o médico do pré-natal solicitar, este exame é muito importante, afinal é preciso acompanhar cada passo da gravidez e cuidar dos detalhes. O recomendado é fazer a ultrassom na 13° semana e outra mais detalhada perto da 20° semana, este processo é chamado de ultrassom morfológico. Depois, o ideal é fazer mais um ultrassom entre 34ª e 37ª semana.

Mas não existe regra sobre o número total de exames como estes, eles podem ser feitos a qualquer momento, até mesmo para o nível de líquido amniótico. Se sua gravidez tiver alguma complicação, o médico pedirá apenas uma ultrassom que seria na 20ª semana de gestação. O exame é feito em laboratórios ou hospitais, alguns médicos possuem o aparelho no próprio consultório.

Primeiro ultrassom gravidez quando fazer

O exame de ultrassonografia deve ser feito em torno da sétima ou oitava semana de gestação por método transvaginal, nesta fase dá para ver apenas o embrião e detectar os batimentos cardíacos. Não se preocupe com os próximos ultrassons que o médico pedir, caso haja dúvidas, pergunte tudo o que quiser saber sem pestanejar.

Nos primeiros três meses de gestação a margem de erros da idade do feto é pequena, a diferença pode ser de alguns dias apenas e este dado é muito importante para ter como base a classificação do feto, se grande, pequeno ou se está no tamanho adequado para a idade gestacional. 

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar