Home » Saúde » Tratamento

Tratamento para fobia social

A fobia social é mais comum do que se possa imaginar, alguns sintomas podem ser detectados logo na infância, fique atento.

mulher muito ansiosaVocê já apresentou um trabalho de conclusão de curso para uma banca com os melhores professores do seu curso? Já apresentou alguma palestra ou já esteve diante de alguma autoridade? Situações como estas deixam qualquer pessoa tímida, nervosa, ansiosa e desconfortável ao ter que falar diante de estranhos, mas isso é normal não é? Sim, é normal ter estas sensações em situações deste tipo, mas esse medo social fora do comum, é algo muito mais intenso, de forma que atrapalha o dia a dia e as relações da pessoa.

A fobia social pode começar na infância e se entende até a vida adulta, este tipo de fobia pode atrapalhar inclusive a vida profissional, em uma entrevista de emprego as sensações vêm à tona e só prejudica o candidato. Vamos abordar este assunto visando algumas formas de tratamento para a aversão à sociedade, quais as técnicas para tratar o problema e ainda verificar se a hipnose funciona em casos como estes.

Fobia social tem cura

Pesquisas apontam que em média 13% dos brasileiros sofrem com sociofobia, mas ela tem cura sim e para isso acontecer é preciso muito esforço e vontade do paciente. Existem algumas técnicas para o tratamento da fobia social, o processo é longo e devagar, basta ter paciência.

vergonha na escola

É preciso a cooperação de familiares e amigos neste processo. Comece a dividir suas sensações contando para outras pessoas como você se sente diante das situações de exposição. Coragem, esta é a palavra de ordem, o trabalho de combate à fobia social começa com tratamentos psicológicos, todo o processo deve ser orientado por um médico.

Hipnose para tratar fobia social

A fobia social está concentrada no pensamento, dificilmente sem tratamento o paciente consegue reverter esta situação. A hipnose é uma forma de tratamento, após uma análise detalhada do histórico do paciente e do quadro atual em que se encontra é feita a hipnose e por meio dela é possível provocar algumas alterações do pensamento de forma específica.

sessão de hipnose

Tais alterações vão fazer com que o paciente tenha novas articulações no sistema neurológico que o ajudarão a superar os sintomas e más sensações. Desta forma novas aprendizagens surgirão para que o fóbico possa enfrentar a sociedade uma forma diferente de antes, assim as mudanças serão de fato estabelecidas.

Técnicas para tratar fobia social

O tratamento de fobia social é visto não de forma biológica, mas sim de forma psicológica, alguns medicamentos como antidepressivos e tranquilizantes são utilizados no tratamento para diminuir a reatividade emocional e ansiedade, que aparecem em excesso em estado agudo da doença.

mulher com as mãos na cabeça

Mas os remédios não vão fazer o paciente tomar atitudes por conta própria. Outra técnica que deve ser aplicada ainda na adolescência ou infância é o treinamento de habilidades sociais que trabalha o fazer e receber elogios, reclamar, ter opinião, posicionar-se, exigir direitos, falar em público e outros tipos de comportamento para que o paciente consiga enfrentar por conta própria todas as situações da vida.

Para mais informações sobre a fobia social assista ao vídeo do Youtube.

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar