Home » Saúde » Tratamento

Tratamento para curar TOC

Um bom tratamento para curar o TOC deve ser indicado por um médico, faça uma consulta e veja quais são as melhores opções para você.

tocApesar de ser uma doença de nome bastante conhecido, poucos realmente estão informados sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou como é popularmente conhecido, apenas TOC.

E diferente do que muitos pensam, não é uma doença rara, ao contrário, está bastante presente no nosso dia a dia, devido ao seu alto números de casos, sendo que estes, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) estão crescendo anualmente, ou seja, cada vez mais casos da doença estão sendo registrados. Felizmente, ela não representa o fim da vida, e a medicina moderna tem avançado o bastante para ajudar no combate e tratamento da doença. Saiba mais:

TOC tratamento alternativo

O TOC, ou Transtorno Obsessivo Compulsivo, nada mais é que uma doença caracterizada pela ansiedade e pela compulsão, onde o paciente apresenta crises recorrentes destes dois males. Por sua vez, entende-se compulsão como sendo a repetição ou a fixação de uma pessoa sobre algo, uma ação ou imagens, que invadem sua cabeça ou que se tornam recorrentes em sua vida, exigindo determinado tipo de atitude, criando muitas vezes um rito em cima dessa compulsão e na qual a pessoa fica presa.

Yoga

Por sua vez, esses rituais estão ligados à áreas diferentes de manifestação, tais como a da contagem, da limpeza, do colecionismo, da organização e da simetria, entre outras. Essas áreas se manifestam de diferentes níveis e ordem segundo a progressão da doença.

A maior parte dos tratamentos alternativos giram em torno do relaxamento e do combate à ansiedade. É somente quando o paciente aprende a controlar o nervosismo e sentimento de urgência que ele consegue progredir. Envolve, deste modo, tratamentos alternativos, áreas da psicoterapia, sessões de relaxamento, massagem Yoga, acupuntura, e esportes que sirvam para descarregar a ansiedade.

TOC tratamento farmacológico

A verdade é que existem diferentes níveis da doença, e por isso diferentes formas de tratamento, sendo que nem sempre é possível fugir ao uso de farmacológicos. Mas, por outro lado, o emprego de medicamentos é quase sempre seguido de resultados benéficos, tendo uma ação muito mais rápida e um controle mais preciso da doença enquanto quadro geral.

tomando remédio

Os farmacológicos utilizados são os chamados antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina, que correspondem exatamente à classe de medicamentos usados no combate à síndromes depressivas.

TOC tratamento psicológico

Por sua vez, o tratamento do TOC por vias de terapia também apresenta resultados satisfatórios e comprovados, tendo uma eficácia na maioria das vezes em que é empregado, sendo que em casos muito acentuados é extremamente necessário que seja a terapia empregada junto com os medicamentos. Isso se dá na medida em que a doença é um desequilíbrio psíquico, e precisa ser corrigida nessa mesma área.

mulher no psiquiatra

O tratamento acontece através de sessões de psicanálise, onde o paciente e o psicanalista se encontram para conversarem, no geral semanalmente, mas a frequência pode ser maior ou menor dependendo do grau da doença. Nesse processo é fundamental o envolvimento da família, sendo que o sucesso dependerá da continuação da terapia ou dos passos abordados nesta fora do consultório médico, ou seja, em casa.

Para mais informações sobre o TOC e como tratar assista ao vídeo do YouTube:

Publicado por Andre Moreira
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar