Home » Saúde » Tratamento

Tratamento de hepatite C

A hepatite é uma doença séria, que precisa ser prevenida e assim que diagnóstica tratada. Saiba como agir no caso de hepatite C:

Hepatite C

A hepatite é uma doença que atinge o fígado, pode ser grave dependendo do tipo. Neste texto vamos abordar o tipo C que pode ser crônico, ou seja, o paciente corre o risco de ficar com a doença para sempre, mas um tratamento alternativo promete novas soluções dando esperança à medicina e principalmente a quem foi infectado pelo vírus VHC, o causador da hepatite C.

A doença é facilmente transmitida, até mesmo quem vai tratá-la pode ser contaminado, é preciso tomar medidas de prevenção, mas se for tarde demais existem tratamentos que podem salvar fígados e vidas.

O que é hepatite C

Fazendo as unhas com alicate

A hepatite C é uma doença provocada por um vírus (VHC) que causa inchaço no fígado, exemplo, pessoas que trabalham na área da saúde e mexem com sangue o tempo todo correm risco de adquirir o vírus da hepatite. Se tiver contato sexual sem proteção com alguém contaminado também corre o risco, injetar substâncias ilícitas ou compartilhar agulha, fazer tatuagem ou acupuntura com agulhas contaminadas, compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, escova de dente, barbeador, entre outros objetos e razões pelas quais todos podem ser contaminados.

A hepatite C tem a forma aguda e crônica, normalmente pessoas que já estão infectadas desenvolvem a crônica. Pesquisas apontam que cerca de 1,5% da população dos Estados Unidos está infectada pelo vírus HCV. Vários testes e exames são feitos para descobrir a doença, os sintomas são evidentes, urina escura, icterícia, náusea, perda de apetite, fezes pálidas e escuras, vômitos, coceira, dor abdominal, inchaço abdominal, fadiga e febre.

Ao persistirem estes sintomas um médico deve ser urgentemente procurado e para que seja feito o tratamento imediato.

Hepatite C tipos de tratamento

Medicamentos

A hepatite C não tem cura, portanto os médicos procuram um meio de controlar o vírus e evitar complicações, através de medicamentos específicos. O objetivo é eliminar o vírus da corrente sanguínea, o paciente deve seguir todas as orientações médicas e continuar tomando os medicamentos mesmo depois que os sintomas tiverem desaparecido.

O tempo aproximado de tratamento dura em torno de 6 meses, os sintomas podem desaparecer já no segundo mês de tratamento, mas não é permitido que se interrompa os remédios, se isso acontecer o estado do paciente pode agravar ainda mais.

Um detalhe muito importante é que o paciente não pode tomar nenhum tipo de bebida alcoólica durante o tratamento, pois esta prejudica o fígado que pode contrair a hepatite crônica, aí o tratamento terá que ser para o resto da vida.

Hepatite C tratamento alternativo

Fazendo medicamentos

Segundo pesquisas a hepatite C mata mais nos Estados Unidos do que a AIDS, então cientistas empenhados resolveram correr atrás de uma solução, uma possível cura para a doença, uma esperança.

Um novo coquetel de medicamento, novas combinações, pode ser eficazes contra a hepatite C, duas substâncias específicas juntas podem derrotar o vírus em até 98% e sem causar efeitos colaterais significativos, os testes já foram feitos e deram bom resultado e isso é uma luz no fim do túnel para os pacientes.

Nesse vídeo do youtube você confere mais informações sobre a hepatite C:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar