Home » Saúde » Tratamento

Tratamento de câncer de próstata

Atualmente, existem vários tipos de tratamento para o câncer de próstata que não agridem tanto o organismo do paciente em questão.

homem fazendo exame do toqueO câncer de próstata é uma doença que pode atingir os homens depois dos 50 anos de idade, a próstata é uma glândula que fica embaixo da bexiga, ela faz parte do sistema reprodutor do homem, esta glândula envolve a uretra, que é o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, a próstata também produz e armazena parte do fluido seminal. Os fatores que levam o homem a adquirir o câncer de próstata podem ser hereditários ou pelo fato da idade avançada ou fatores hormonais e ambientais, excesso de peso, a falta da prática de exercícios físicos e uma dieta inadequada.

Para identificar qualquer suspeita do câncer de próstata só é possível de uma maneira, através do exame de sangue, psa (antígeno prostático específico) e o exame do toque e é aí que se encontra o Sr. preconceito em muitos homens que deixam de efetuar o exame regularmente. O exame do toque é incômodo sim, porém é simples e necessário, os médicos urologistas normalmente fazem este exame com o paciente deitado de barriga para cima, ele introduz o dedo indicador pelo reto até chegar à próstata que durante uns 10 segundos em média, é apalpada. A neoplasia da próstata tem tratamento e pode ser curada, veja algumas formas de tratamento.

O  que é câncer de próstata?

câncer de próstataO câncer de próstata é um tumor que surge em uma glândula localizada abaixo da bexiga como já foi mencionado anteriormente. Alguns sintomas deixam claro os indícios e logo no início é preciso procurar um médico, os sintomas são, dor lombar, dor na bacia, nos joelhos, dificuldade de ereção e sangramento pela uretra perceptível quando urinar. Estes sintomas aparecem em casos já avançados, de metástase, quando a doença está no início, os sintomas são quase que imperceptíveis, por isso é muito importante fazer o exame pelo menos uma vez por ano. Os exames de psa e toque não confirmam o diagnóstico, mas são o princípio de tudo, eles servem para analisar se há algo fora do comum com a próstata, se tiver o médico pedirá outros exames para confirmar a suspeita. Para os homens que já tiveram algum caso do câncer de próstata na família é recomendado que se comece os exames e preventivos a partir dos 40 anos de idade,  10 anos antes do comum.

Métodos de tratamento de câncer de próstata

radioterapiaOs métodos de tratamento de câncer de próstata dependem do estado de evolução em que o tumor se encontra e da idade do paciente. Pode ser feita uma cirurgia chamada prostatectomia radical, radioterapia, hormonoterapia e medicamentos. Algumas recomendações também são necessárias, uma alimentação balanceada e saudável acompanhada de exercícios físicos é muito importante para a prevenção do câncer de próstata, descendentes de negros e homens com parentes próximos que tiveram a doença antes dos 65 anos de idade, correm maior risco, por isso devem começar os exames antes dos 45 anos. O câncer em geral parece ser uma das doenças do século, por isso tipo de cuidado não é exagero, então previna-se.

Veja mais algumas informações sobre o câncer de próstata neste vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar