Home » Saúde » Sintomas

Sintomas e tratamento da Dengue

Doença que possui dois níveis, a dengue é transmitida pelo Aedes Egypt e pode ser evitada por nós mesmo na assiduidade do dia-a-dia.

mosquito da dengue

Chega o clima quente e eles já começam atacar, o mosquito da dengue é o transmissor desta doença que é grave e pode derrubar até as pessoas mais fortes. Veja aqui informações sobre a dengue, de onde vem o agente da doença, quais são os sintomas e qual o tratamento adequado para a doença.

O agente da doença

A dengue é transmitida pela picada de um mosquito, o famoso Aedes Egypt, que é caracterizado por suas patas listradas em preto e branco, este inseto portador do vírus da dengue é capaz de derrubar um homem, por mais absurdo que pareça, quando ele ataca uma pessoa, é isso que acontece. A dengue é uma doença de países tropicais e subtropicais, ou seja, países com climas quentes e úmidos no qual o mosquito se adapta.

amostra vírus da dengue

O mosquito fica infectado com o vírus, após picar uma pessoa que esteja infectada, então o inseto passa o resto da vida contaminado e apto para transmitir o vírus para as pessoas. É importante frisar que só o mosquito fêmea que carrega o vírus da dengue. O Aedes Egypt é um mosquito que se adapta em áreas urbanas, pois são lugares que eles encontram as condições necessárias para viver e acabam se espelhando.

Sintomas da Dengue

Existem dois tipos de dengue, a dengue clássica e a dengue hemorrágica, neste segundo caso a doença é mais grave, o número de plaquetas diminui de tal forma que o paciente já não tem mais forças para nada, este tipo pode levar até a morte. A dengue clássica leva de 3 a 15 dias para se manifestar após o dia da picada. Os principais sintomas são, febre alta, dor atrás dos olhos, falta e apetite, sensação de cansaço, dores de cabeça, dores nas articulações, falta de apetite, inflamação na garganta, lacrimação e pequenos sangramentos.

sintomas da dengue

Por outro lado, a dengue hemorrágica é pior pelo risco de vida, mas os sintomas são basicamente os mesmos, a diferença é que quando a febre termina, aparecem outras dores. Vômitos que insistem em permanecer, dores no abdômen, palidez, pele fria, sangramento pelo nariz, boca ou gengiva, dificuldade para respirar, sede sem parar, confusão mental, perda da consciência, mãos e pés arroxeados.

Tratamento contra a Dengue

A dengue não conta com tratamento específico, apenas algumas medidas são tomadas como o uso de medicamentos para aliviar os sintomas como analgésicos e antitérmicos. As recomendações do médico também devem ser seguidas à risca, o repouso é fundamental, tomar bastante líquido para evitar desidratação. É proibido o uso de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico como AAS e Aspirina, pois substâncias como estas favorecem o aparecimento de hemorragias.

tratamento da dengue

A dengue hemorrágica de modo geral deve ser tratada com internação e uma terapia de reposição de fluídos. A dengue é uma doença perigosa, pode matar, portanto é muito importante que cada um faça sua parte não deixando objetos no quintal com água parada como pneus, vasos, garrafas, baldes e outros, esta é a melhor forma de evitar a proliferação das larvas do mosquito.

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar