Home » Saúde » Sintomas

Sintomas dos tipos de conjuntivite

Os sintomas dos tipos de conjuntivite podem variar de pessoa para pessoa, procure um médico o quanto antes e faça o tratamento correto.

coçando os olhos

Todos nós temos uma membrana fina e transparente que envolve e protege o globo ocular, e a conjuntivite é a inflamação dessa membrana conhecida por conjuntiva ocular. Esta irritação pode começar apenas em um olho, mas certamente vai contaminar o outro, pois, esta irritação é contagiosa, os vasos sanguíneos se dilatam, e a conjuntiva produz mucosa e líquido a fim de lubrificar os olhos.

Esta inflamação ocular pode ser transmitida com um simples abraço, por isso a pessoa acometida de conjuntivite, ao detectar o problema deve ficar em casa fazendo tratamentos à base de colírios, ela normalmente dura entre uma a duas semanas, conheça agora os sintomas da conjuntivite viral, alérgica e tóxica.

Sintomas da conjuntivite viral

A conjuntivite viral pode começar em apenas um olho, mas depois de 3 ou 4 dias em média, passa para o outro olho, tornando-se bilateral. Esta inflamação pode ser facilmente identificada, a sensação de ardência nos olhos, coceira, sensação de areia, lacrimação, moleza no corpo, como se estivesse com gripe e dor nos olhos causada pela luz.

mulher coçando os olhos

O tratamento da conjuntivite viral é feito com colírios específicos, que devem ser indicados por um médico, a lavagem constante dos olhos e deve-se usar óculos escuros o tempo todo e evitar sair exposto a luz do sol.

Sintomas da conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica atinge na maioria das vezes, pessoas que já são propensas a alguma alergia, como rinite, sinusite, bronquite e normalmente ataca os dois olhos. A conjuntivite alergia também é contagiosa, é muito importante descobrir qual a origem patológica da alergia que causou este tipo de inflamação ocular.

homem pingando colírio

Os sintomas da conjuntivite alérgica são parecidos com os sintomas da conjuntivite viral, coceira nos olhos, lacrimação constante, sensação de poeira nos olhos, sensibilidade a luz, o aparecimento dos sintomas ao ficar perto de agentes que causam a alergia como gatos, poeira, ácaros, e o ataque de sintomas da alergia que causou a conjuntivite.

Sintomas da conjuntivite tóxica

A conjuntivite tóxica está relacionada ao contato direto com elementos tóxicos, como produtos de limpeza, colírio medicamentoso, sabão, maquiagens, tintas para cabelo, cloro, enfim produtos que possuem elementos químicos e tóxicos. Sintomas como vermelhidão nos olhos, coceira, aparecem aos poucos e vão tomando conta dos olhos, também a sensação de poeira, lágrimas em demasia.

criança coçando os olhos

O tratamento para conjuntivite é simples, lavar as mãos constantemente, evitando levá-las aos olhos quando estiverem sujas, evite lugares aglomerados como academias, piscinas, sala de aula, evite também coçar os olhos, embora isso pareça impossível, mas tente evitar ao máximo, procure usar toalhas de rosto, banho individualmente, evite sair à luz forte, mas se necessário sair use óculos escuros, este e outros objetos pessoais não divida com ninguém.
Aos persistir os sintomas da conjuntivite procure um médico ou farmácia, siga às instruções orientadas pelos profissionais e nossas dicas, use o colírio indicado para o seu caso. Seja na forma viral, alérgica ou tóxica, a conjuntivite tem cura e normalmente não deixa sequelas, dura entre uma a duas semanas, faça sempre a higienização correta.

Para mais informações assista ao vídeo Conjuntivite - Sintomas, Tipos e Tratamento - Saúde e Segurança do Trabalho:

Publicado por Juliane
Revisado em 27/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar