Home » Saúde » Sintomas

Sintomas de bruxismo resumo

Problema na arcada dentária que é causado pelo estresse e muitos outros fatores do dia-a-dia, o bruxismo danifica o esmalte dos dentes.

mulher colocando molde para bruxismo no dente

Uma doença com um nome muito estranho, sim, parece até que a bruxa está solta, o bruxismo acaba com os dentes e pode trazer consequências doloridas. Este é o assunto deste post, pessoas que sofrem com o estresse e tensão do dia a dia e quando dormem descontam tudo nos dentes e sem perceber nada. Este é o bruxismo, pode acontecer em vigília, o que é bem difícil e em todos os estágios do sono, mas é mais comum no estágio II e normalmente ausente no estágio IV. Você vai ver neste texto o que é bruxismo, quais são os primeiros sintomas, como pode ser tratado e quais as causas para essa “bruxaria” toda. Fique de olho e confira mais detalhes.

O que é bruxismo

O bruxismo é nada mais que o ato de ranger os dentes durante o sono, mas isso acaba desgastando os dentinhos bonitinhos que passam a ficar menores. Esta prática acontece com pacientes de todas as idades, de modo geral está relacionada ao alto nível de estresse, sempre ele, causa de muitos males. Esse ato de ranger os dentes acarreta outros problemas como dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular.

sintomas do bruxismo

A pessoa que range os dentes não percebe, só se ela prestar atenção na tensão muscular e outras pessoas ouvirem seus dentes rangerem a noite. O diagnóstico só é dado quando os dentes já estão gastos, quando há dores na musculatura na hora de mastigar, quando as articulações estalam e perdas ósseas do maxilar ou mandíbula, normalmente é o dentista que detecta o bruxismo.

Primeiros sintomas de bruxismo

Como já foi mencionado o bruxismo é um ato imperceptível pelo paciente, eles precisam de alguém que ouça e comente o ranger que eles fazem durante o sono. Algumas pessoas são comunicadas pelo dentista que seus dentes estão gastos ou que o esmalte dos dentes está rachado. Outros sintomas são as dores faciais que surgem, principalmente na área da mandíbula e maxilar, também surgem dores na cabeça e no pescoço.

boca com mecanismos

Mas existem alguns métodos para tratar o bruxismo, o uso de um dispositivo para dormir, é feito sob o molde dos dentes do paciente e na hora de dormir ele morde o dispositivo invés dos dentes. Outra forma de tratamento é buscar meios para relaxar diminuir o estresse e a tensão do dia a dia, ouvir música, ler um bom livro, fazer passeios, tudo isso ajuda no tratamento e também a recuperação ou restauração das arcada dentária.

Principais causas de bruxismo

As principais causas do bruxismo são psicológicas ou emocionais. Pessoas muito estressadas tendem a passar maior parte do tempo tensas e durante o sono elas não relaxam, dormem mordendo os dentes e acabam rangendo que é a característica do bruxismo.

mulher estressada no trabalho

Outros fatores que ajudam o paciente a cair nas garras do bruxismo é o mau alinhamento dos dentes, não fechar a boca adequadamente. Esta doença atinge pessoas de 15 a 35 anos de idade e as maiores vítimas são as mulheres, que já tem fama de estressadas.

Veja mais sobre os sintomas do bruxismo neste vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar