Home » Saúde » Sintomas

Resumo dos sintomas de depressão

A depressão exige atenção e cuidados, por isso ficar atento aos comportamentos é o melhor método para diagnosticar essa doença.

Depressão Todos passam por dificuldades na vida, momentos de perda, de fracasso, decepções, e a tristeza é uma reação natural diante desses problemas, algumas pessoas dizem estar depressivas quando passam por momentos como esses, mas a depressão é algo muito mais profundo que a tristeza.

A depressão é um estado de desgraça constante, mas algumas pessoas com depressão não se sentem tristes o tempo todo, sentem-se sem significado na vida como se tudo fosse morto. Conheça alguns sintomas de depressão pós-parto, depressão na adolescência e depressão em idosos.

Sintomas de depressão pós parto

A tristeza é comum após o parto, segundo estatísticas entre 50% a 80% das mulheres sentem uma tristeza profunda e irritação que tem início normalmente no terceiro dia depois do nascimento do bebê, e dura de uma semana a quinze dias.

A depressão pós-parto começa semanas depois do nascimento e atinge a mulher de forma que ela não sente vontade de fazer nada, nem ao menos as tarefas do dia a dia. Este tipo de depressão é causado devido a forte alteração de níveis hormonais que as mulheres tem durante a gravidez, mudanças no corpo, noites mal dormidas, mudança de rotina, ter menos tempo, menos liberdade, a preocupação com a habilidade de ser mãe.

Este tipo de depressão pode ser constatada quando a tristeza pós-parto não desaparecer dentro de dias ou se aparecer um mês depois do parto. Mas quais são as chances disso acontecer? Se a mulher tiver mais vinte anos, se não tiver desejado a gravidez, se fizer o uso de álcool e tabaco, se estiver passando por dificuldade financeiras, se não receber o apoio da família, se já tiver histórico de depressão, entre outros fatores que influenciam.

Depressão pós parto

Os sintomas são: problemas para dormir, falta de concentração, ansiedade além do normal, pensamentos de suicídio, falta de energia, irritação, falta de vontade em executar as atividades diárias entre outros. Se a depressão pós-parto for percebida recomenda-se procurar ajuda médica, pois a mãe pode fica até impossibilitada de cuidar do bebê.  

Sintomas de depressão na adolescência

A depressão na adolescência é outra questão preocupante. A adolescência como todos sabem é uma fase cheia de conflitos pessoais, mudança de hormônios, que também influenciam na tristeza profunda e vontade de chorar, que pessoas de doze a dezoito anos sentem.

Vejamos mais alguns sintomas: inquietação e irritação, o desejo de suicídio, falta de apetite, dificuldade em tomar decisões, sentimentos de tristeza constante, ódio de si mesmo, dificuldade de concentração, sono em excesso,  esses são alguns sentimentos do problema, mas há fatores externos que influenciam também como, uma família desestruturada, uma criação sem responsabilidades, uso de álcool, drogas, mudanças de forma geral no comportamento.

Adolescente em depressão

Ao perceber que esses sintomas persistem, procure um especialista, pois a depressão neste período pode comprometer o futuro do adolescente na área profissional, emocional, intelectual e social.

Sintomas de depressão em idosos

A depressão atinge também os idosos, nem para todos é a melhor idade infelizmente. O sentimento de invalidez, falta de energia e o desprezo de algumas pessoas, pode levar os vovôs e vovós ao caos profundo.

No Brasil o número de pessoas idosas vem crescendo rapidamente e a depressão é maior em pessoas que estão em asilos ou internadas em hospitais. Os sintomas da depressão em idosos são parecidos com os outros, o aumento ou falta de apetite, de sono, falta de energia, sem sentido para fazer coisas práticas, sensação de cansaço constante, sentimento de invalidez e solidão.

Sintomas como estes são as causas de muitas mortes de idosos, pois a pessoa nesse estado acaba se entregando e perde a esperança de se recuperar. Um médico psiquiatra deve ser consultado ao surgir pelo menos quatro dos sintomas citados.

Idoso na depressão

Estes são os sintomas nos três casos de depressão apresentados, todos possuem sintomas semelhantes, o que acontece é que infelizmente não há faixa etária para a depressão podendo atingir inclusive em crianças, por isso fique sempre atento.

Assista ao vídeo abaixo e veja mais sobre as causas e sintomas da depressão.

Publicado por Juliane
Revisado em 27/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar