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Queima de calorias e perda de peso

Diretamente relacionadas, a queima de calorias e o controle de peso devem ser acompanhados por um médico ou profissional especialista.

mulheres correndo

A caloria é conhecida como o valor energético dos alimentos que consumimos durante o dia. Assim, quando desejamos perder peso, precisamos diminuir as calorias ingeridas no dia. Porém a diminuição não pode ser brusca e nem em grande quantidade, pois isto afetará diretamente o funcionamento do organismo. Em média, uma pessoa adulta necessita de 2500 calorias por dia, e nesta quantidade estão incluídos todos os alimentos que ingerimos.

Benefícios da queima de calorias

A queima de calorias se dá pela prática de exercícios físicos, a fim de eliminar as calorias que ingerimos quando nos alimentamos. Os benefícios são inúmeros: perda de peso e de gorduras corporais, melhora na saúde cardíaca e respiratória, além da estética corporal.

alimentos saudáveis

Porém é preciso cuidado: quando a queima de calorias é maior do que a quantidade de energia consumida (próprias calorias) o organismo sofre com isto. Sinais como fraqueza, palpitação e falta de fôlego podem sinalizar uma queima de calorias que não é boa para a saúde.

Exercícios para queimar calorias

Os exercícios que mais queimam calorias são tradicionais e conhecidos por todos. Não é preciso ir até uma academia para praticá-los e acelerar a perda de peso. O exercício que mais queima calorias é a corrida. Em média, queima-se 10 calorias por minuto quando se corre.

Andar de bicicleta, jogar futebol, pular corda, subir escadarias, andar de patins e jogar vôlei são opções que podem ser feitas com amigos e em ambientes abertos.Exercícios como boxe, musculação, remo, natação, spinning, pilates e muay thai também queimam muitas calorias, mas para praticá-los você deve procurar algum lugar especializado que ofereça estas modalidades.

Controle de peso e queima de calorias

O controle do peso de uma pessoa pode ser feito através das calorias presentes na alimentação. Eles estão diretamente relacionados, pois entre todos os alimentos que ingerimos apenas a água não contém calorias.

mulher mostrando salada

Assim, o controle do peso muitas vezes é feito com base em uma dieta de calorias certas para cada organismo. Se o indivíduo deseja emagrecer é recomendado o consumo de alimentos de baixa caloria, caso queira ganhar peso deve ser o processo contrário.

É importante saber que o controle de calorias deve ser acompanhado por nutricionistas e muitas vezes quando a perda de peso é dificultosa, por um médico endocrinologista. O controle de calorias feito por você mesmo pode ser arriscado, pois só é possível saber as reais necessidades do corpo e do seu metabolismo através de exames e diagnósticos, que só podem ser apontados por médicos ou profissionais especializados.

Conheça os chás que ajudam a emagrecer neste vídeo do Canal do Portal Zun no Youtube e potencialize ainda mais sua perda de peso!

Publicado por Ana Maria
Revisado em 28/09/2017

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