Home » Saúde » Sintomas

Quais são os sintomas do hipotireoidismo

O hipotireoidismo é um problema na glândula chamada tireoide, e deve ser tratado, pois pode se agravar complicando o caso do paciente.

Mulher olhando o pescoço

O hipotireoidismo é uma doença relacionada à tireoide que é uma glândula que fica próximo ao pescoço, esta glândula é responsável pelo hormônio tireoidiano na corrente sanguínea.

Neste texto você vai conhecer duas categorias desta doença, o hipotireoidismo subclínico e o hipotireoidismo congênito, o primeiro é menos grave, mas mesmo assim merece atenção e cuidados, já o segundo, pode comprometer uma vida por completo.

Confira os tópicos abaixo e conheças os principais sintomas e sinais e também o que pode ser feito.

Principais sintomas do hipotireoidismo subclínico

Médico examinando a tireoide do paciente

A tireoide é uma glândula que fica localizada na altura do pescoço, esta glândula tem como função, produzir, armazenar e liberar hormônios tireoidianos na corrente sanguínea, hormônios tais T3 e T4, que agem nas células do organismo de forma que suas funções sejam controladas. O hipotireoidismo é quando estas glândulas estão trabalhando pouco, a concentração de hormônios também diminui.

O hipotireoidismo subclínico é um estado do hipotireoidismo no qual o paciente não sente os sintomas de fato, nesta categoria de hipotireoidismo, os pacientes tem o nível normal de hormônios tireóideos no organismo, o que surge de anormal é o nível do TSH no sangue, ele aparece aumentado e isso quer dizer que a hipófise, que é uma glândula, está trabalhando em demasia para manter a produção de hormônios da tireoide que precisa de um esforço a mais da hipófise para normalizar o estado de produção hormonal.

Quanto mais alto o nível do TSH, maior a tendência do paciente adquirir o hipotireoidismo, a doença tende a progredir rapidamente. Em alguns casos de hipotireoidismo subclínico aparecem sintomas como a fraqueza muscular, o paciente não tem forças e nem ânimo para fazer certas atividades, outro sintoma observado é o formigamento nas extremidades do corpo.

Mesmo não manifestando os sintomas do hipotireoidismo de fato, é muito importante fazer o tratamento desta doença, se não tratar o indivíduo corre risco de infarto do miocárdio, aumento dos níveis de colesterol, risco de depressão, ansiedade e ataques de pânico, dificuldades na gravidez.

Principais sintomas do hipotireoidismo congênito

Exame do pezinho

O hipotireoidismo congênito é também a diminuição das glândulas da tireoide que altera os hormônios. Este tipo da doença é mais comum em crianças e é a principal causa do retardo mental, pois o hipotireoidismo deixa o metabolismo mais lento.

Desde a gravidez o hipotireoidismo pode comprometer o desenvolvimento da criança e causar danos neurológicos. Os principais sintomas são a pele e os olhos amarelados, os músculos flácidos, como se fossem moles, a língua no tamanho maior do que o normal, hérnia umbilical, o desenvolvimento ósseo comprometido, dificuldade na alimentação, características típicas de doenças como o retardo mental.

A estatística cerca de 10% dos bebês que sofrem com o hipotireoidismo congênito apresentam sintomas como estes, mas para que este tipo de problema seja diagnosticado desde cedo, é feito o teste do pezinho que indica a condição do bebê. A causa do hipotireoidismo congênito está ligada às alterações genéticas, o tratamento é feito com medicamentos para manter o controle, com o tempo à quantidade é ajustada.

Nesse vídeo do Youtube você confere as perguntas mais frequentes sobre o hipotiroidismo, respondidos por um especialista:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar