Home » Saúde » Sintomas

Quais são os sintomas de infecção urinária

Incômodo que afeta principalmente as mulheres, a infecção urinária possui dois tipos e pode complicar ao longo do tempo sem tratamento.

mulher com dor na bexiga

Se ultimamente você anda sentindo dores na hora de urinar é bom ficar atento, sem perceber muitas pessoas acabam levando bactérias para os órgãos sexuais, principalmente as mulheres que possuem o sexo interno. Este texto vai mostrar algumas informações importantes sobre a infecção urinária, uma doença dolorosa, conheça aqui os sintomas principais, quais os tipos da doença e o tratamento, assim com a forma de prevenção de modo geral.

Principais sintomas de infecção urinária

A infecção pode acontecer em qualquer parte do sistema urinário, isso envolve todos os órgãos que são responsáveis pela produção da urina. Os principais sintomas da infecção urinária começam com a dor na hora de fazer xixi que se chama disúria, talvez seja o sintoma mais comum. Na hora de urinar, junto à dor vem a queimação, ardência, incômodo e sensação de peso na bexiga. Outro sintoma é a presença de sangue na urina, hematúria, este é o sinal mais assustador da doença, mas ainda assim não é um sinal de gravidade.

sintomas da infecção urinária

A febre também aparece e vem acompanhada de calafrios. A vontade constante de urinar é outro sintoma que recebe o nome de polaciúria, porém a cada ida ao banheiro, a quantidade de urina é mínima, muitas vezes há a sensação de que a bexiga não esvaziou, mas não sai mais nada, na verdade ela está irritada e não cheia. Corrimento uretral, vem normalmente acompanhado de disúria e pode ser confundido com alguma doença sexualmente transmissível. Náuseas e vômitos, estes aparecem com a febre e perda de apetite também é comum e agem em casos mais graves. Dor lombar, de modo geral é mais intensa de uma lado só.

Tipos de infecção urinária

Existem dois tipos de infecção urinária, o tipo mais comum é chamado de cistite, que é a infecção da bexiga o outro tipo é chamado de pielonefrite que é a infecção do rim que é o tipo mais grave.

Alguns dos sintomas que foram abordados no tópico anterior, aparecem ou na infecção da bexiga ou na infecção do rim, que é o caso da dor lombar, ela aparece por causa do rim, e dificilmente uma doença manifesta dor renal como a infecção.

Tratamento para infecção urinária

O melhor tratamento é prevenir a doença, é muito importante ter cuidados com a higiene pessoal, evite manter contato com objetos com bactérias e a região anal, principalmente meninas, que devem fazer a higiene da frente para trás sempre que forem ao banheiro, lavar as mãos após o banheiro também é muito importante, mulheres, durante o banho, o esquema é o mesmo, lavar da frente para trás, atenção redobrada com o período menstrual, troque várias vezes ao dia o absorvente, tome bastante água, não segure a urina por horas.

mulher tomando chá para infecção urinária

Mas se for tarde demais e os sintomas já tiverem aparecido, a solução é procurar um médico, fazer exames para diagnosticar a doença, o tratamento pode ser feito através de medicamentos que vão acabar com os sintomas, em casos mais graves o paciente pode ser internado.

Veja no vídeo do Canal do Portal Zun no Youtube alguns chás para infecção urinária:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar