Home » Saúde » Doenças

Quais são os sintomas das doenças psicossomáticas

doenças psicossomáticas

A doença psicossomática pode ser física ou não, ela começa na mente e se reflete no corpo, um problema que obriga o paciente a se reunir com psicólogo, psicoterapeuta ou psicanalista. Mas como pode doer no corpo algo que é psicológico? Na realidade o fato de alguém estar com uma doença psicossomática, não inibe sintomas físicos, dores, feridas, descontroles e descompensações podem ser até difíceis de serem controlados com tratamento tradicional da medicina. Ainda não entendeu o que é a doença psicossomática?

Pois algumas delas podem ser velhas conhecidas suas, este tipo de doença pode se manifestar no sistema gastrointestinal causando úlcera, gastrite e retocolite, atingem também os sistemas respiratório, provocando asma e bronquite, no sistemas cardiovascular, ela causa hipertensão, taquicardia e angina, no dermatológico, pode causar vitiligo, psoríase, dermatite, eczema, urticária e herpes, pode provocar diabetes se atingir o sistema endócrino e metabólico, o sistemas nervoso não podia ficar de fora dessa, enxaqueca e vertigens e também as articulações, causando artrite, artrose, reumatismo e tendinite.

E aí, se identificou com algumas destas doenças? Pois cada uma delas e uma doença psicossomática, elas começam através dos pensamentos e sentimentos e através do cérebro acabam transmitindo alguns sintomas físicos. O corpo e a mente caminham juntos, são ligados em um sistema único e o funcionamento inconsciente estão presentes a todo momento nesta ligação. Saiba mais sobre os principais sintomas das doenças psicossomáticas, assim como os tratamentos e procedimentos mais comuns.

Principais sintomas das doenças psicossomáticas

O estresse emocional é o fator protagonista das doenças psicossomáticas, os sintomas podem se manifestar de várias formas como já foi mencionado, porém aparecem em lugares específicos do corpo e sempre são interpretados como algo sem importância. Os sintomas são, dores de cabeça, angústia, dor de estômago, dor de barriga, nervosismo, crises de gastrite, insônia, diarreia, sudorese, medo, taquicardia.

dor de cabeça

Inclusive o câncer que é o mal do século pode ser desenvolvido por sentimentos ruins mal resolvidos. A mente e o corpo devem viver em equilíbrio, a manifestação de doenças deste tipo, só indica o desequilíbrio destes elementos. Estes principais sintomas impedem uma vida saudável e tranquila para o dia a dia, eles acabam com a disposição e tornam o cansaço diário e inesgotável.

Tratamentos das doenças psicossomáticas

O tratamento das doenças deve ser feito com acompanhamento psicológico, a pessoa acometida não tem consciência da origem de seus problemas, então é necessário fazer exames através dos sintomas para ter um diagnóstico. Depois de determinado o fato que de a fonte de tudo é psicológica a diferença de outras doenças que já existem é determinada pela intensidade dos sintomas, da mesma forma é orientado o tratamento.

mulher se consultando

As doenças psicossomáticas duram por toda a vida, algumas pessoas precisam tomar medicamentos para sanar os sintomas, mas esta é apenas uma forma de controlar o problema. O importante é sempre manter o equilíbrio mental, tentar lidar da maneira mais calma e otimista os obstáculos da vida. Nunca guarde algo somente para si, desabafe sempre com alguém isso faz bem para a alma, mas se os sintomas aparecerem procure ajuda rapidamente para tratar o quanto antes.

Saiba mais sobre as doenças psicossomáticas neste vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar