Home » Saúde » Doenças

Quais as consequências da insônia

A insônia pode ser causada por fatores externos e internos. Porém seus efeitos no cotidiano são os mesmo e terríveis para quem sofre.

mulher acordada olhando o relógio de madrugada

Você anda sentindo cansaço durante o dia sem fazer nada? Irrita-se facilmente com qualquer coisa? Tem dificuldades para dormir e nunca acorda bem? Então você pode estar sofrendo de insônia, uma mal que é comum, mas pode ser tratado.

A insônia pode trazer consequências ruins para o corpo e para a mente também, pode ser difícil lidar com este tipo de distúrbio do sono, mas existem tratamentos eficientes que podem te ajudar a dormir como um anjinho. Veja neste texto informações sobre a insônia, quais são as causas mais comuns e como pode ser tratado.

Causas mais comuns da insônia

Os olhos estão estalados, vermelhos, você está muito cansado, mas mesmo assim não consegue dormir? Ops, então há algo de errado, você pode estar com insônia e este clube não é pequeno hein, álcool, ansiedade, estresse e cafeína são as causas mais comuns, mas outra causa que leva muitas pessoas a perder o sono é a depressão. Existem outros tipos de insônia e também causas, a pré-disposição genética, alguns fatores físicos, biológicos, mentais, psicológicos e fatores sociais.

café

Também pode ser causada por fibromialgia, dores crônicas, distúrbios metabólicos hormonais e também medicamentos estimulantes. Ainda outros fatores como ficar até tarde na frente da TV, computador e não manter um horário regular para se deitar podem provocar sim a insônia e os resultados no dia seguinte não são agradáveis.

Consequências comuns da insônia

A insônia pode se tornar crônica, à partir daí o caso é patológico, deve ser tratado por um médico. A falta de noites bem dormidas pode afetar seu sistema imunológico, o que implica na facilidade de adquirir doenças e infecções. Outra consequência é o risco de acidentes automobilísticos, uma boa porcentagem de acidentes nas estradas é devido o motorista dormir ao volante.

mulher dormindo no trabalho

A pessoa que tem insônia tem uma grande propensão a ficar irritada, sempre cansada, desgastada, não apresenta um bom rendimento no trabalho e demais afazeres do dia a dia, fica ansiosa, depressiva, é prejudicada em seus relacionamentos sociais e pessoais, além da insatisfação constante e distúrbios de memória e de concentração. O sono é algo muito importante, todos têm limites e chega um momento em que o corpo pede descanso, é ideal que se durma pelo menos 7 horas ininterruptas por dia, uma noite bem dormida renova as forças para um novo dia com muita disposição.

Tratamento para insônia

Geralmente para o tratamento contra insônia, antes de tudo é feito um exame chamado polissonografia, este exame aponta a quantidade de horas dormidas, a eficiência do sono e se existe alguma causa que leve o paciente a acordar durante a noite. Desta forma é possível chegar a um diagnóstico, daí então propor um tratamento ao paciente que pode ser através de medicamentos, terapias cognitivas comportamentais, em cada um destes tratamentos o médico deve acompanhar de perto cada detalhe.

mulher dormindo

Existem ainda tratamentos naturais usando chás, ervas e outros elementos como o bálsamo de limão, alface, camomila, ginseng, kava-kava, laranja, lavanda, melissa e outros tipos de calmantes naturais que podem proporcionar uma boa noite de sono.

Veja mais sobre as consequências da insônia neste vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar