Home » Saúde » Sintomas

Principais sintomas de TOC

O TOC é uma doença que atinge uma boa parcela da população. Atente a algumas informações e em caso de sintomas procure um especialista.

TOC

Você sente ou vê pessoas com manias loucas e repetitivas que parecem ser incontroláveis como, lavar as mãos várias vezes ao dia, andar sempre em linha reta, tocar nas coisas e qualquer mania obsessiva.

O nome disso é TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo, é transtorno de ansiedade e pensamentos compulsivos que invadem a mente da pessoa gerando algum tipo de “estalo” e ela tem que exercer sua mania naquele momento de forma incontrolável.

Toc em adultos

Essas ações podem interferir nas relações sociais e pessoais do indivíduo portador de TOC. E para esclarecer algumas dúvidas veja alguns sintomas em crianças, adultos e idosos.

Sintomas de TOC na infância

As crianças de forma geral têm muitas manias e isso pode tornar mais difícil a descoberta do Transtorno Obsessivo Compulsivo, normalmente o TOC surge na adolescência, mas é possível na infância também.

É importante observar seus filho e suas atitudes, normalmente as crianças tem uma medo enorme de perder a mãe e passam a protegê-las, até aí tudo bem, o problema é quando essa proteção vem acompanhada da ansiedade e começa interferir na socialização, a criança não consegue ir à casa de um amiguinho por medo de deixar a mãe sozinha com medo de que algo ruim aconteça.

TOC na infância

Este transtorno na infância pode acarretar dificuldades na escola, dificuldades em se relacionar com outras crianças e nas tarefas diárias. Veja alguns sintomas do TOC, rituais de higiene compulsivos, como lavar as mãos, escovar os dentes várias vezes, tomar banho, repetição em relação a ler o mesmo livro, ver o mesmo filme várias vezes, checar a tarefa da escola, contar a quantidade das coisas entre outros sintomas.

Se você percebeu alguns desses itens em seu filhos, procure um pediatra, mas o verdadeiro diagnóstico é dado pelo psiquiatra que poderá recomendar algum medicamento.

Sintomas de TOC em adultos

Nos adultos é mais comum o Transtorno conhecido como TOC, mas provavelmente muitos deles já desenvolveram esta ansiedade na infância ou na adolescência.

Em geral todos podem apresentar rituais que sejam compulsivos, mas que não são o TOC, o que diferencia manias comuns do TOC são os pensamentos obsessivos que norteiam a mente e levam a pessoa a ter atitudes compulsivas exageradamente, os sintomas são semelhantes aos de TOC na infância, exagero com a higienização, lavar as mãos o tempo todo, exagero com a limpeza da casa, indecisão em situações do cotidiano por medo de que uma escolha errada possa trazer desgraça, dificuldade para pronunciar certas palavras, pensamentos em torno de morte, doença e medo, muito medo.

Transtorno obsessivo compulsivo

Ao persistirem os sintomas o indivíduo deve procurar um psiquiatra e iniciar um tratamento.

Sintomas de TOC em idosos

O diagnóstico de Transtorno Obsessivo Compulsivo em idosos é raro, o comum é em adolescentes e adultos, quando estes atingirem a fase da terceira idade os sintomas tendem a diminuir, mas ainda permanecem.

Nesta fase os sintomas estão relacionados outros medos, como o da segurança dentro de casa com medo de assaltos, os idosos estabelecem rituais para comer, normalmente só querem comer certo alimento, rituais de colecionar coisas que para muitos não tem utilidade, como velharias, ferro velho, parafusos, embalagens vazias entre outras coisas.

TOC em idosos

O tratamento pode ser feito através de remédios ou terapias, mas isso será determinado pelo psiquiatra que vai acompanhar o caso.

O TOC é um dos transtornos causados pela ansiedade e é mais comum do que se pensa, atinge muitas pessoas, inclusive alguém que pode estar próximo a você, a recomendação sempre é procurar um médico ou psiquiatra para indicar o tratamento adequado.

Assista ao vídeo abaixo e veja mais sobre sintomas e consequências do TOC.

Publicado por Juliane
Revisado em 27/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar