Home » Saúde » Sintomas

Principais sintomas de Botulismo

O botulismo é uma doença séria, causada por alguns alimentos em conserva. É contraída por humanos, aves e ovinos. Saiba mais:

Alimentos em conserva

Você gosta de comer alimentos em conserva? Ama frutos do mar? Então tome cuidado, pois nestes alimentos é que se encontra uma bactéria que causa grave intoxicação que é o botulismo que é caracterizado pelas toxinas da bactéria Clostridium botulinum.

Esta doença tem vários tipos, A, B, E e raramente F. A forma comum de contrair esta doença é pela ingestão de seus esporos que geralmente ficam em alimentos em conserva, mel, defumados, peixes e outros frutos do mar, também alimentos enlatados, em vidros ou embalados à vácuo, principalmente aqueles que são preparados em baixas condições de higiene.

Facilmente qualquer pessoa pode ser atingida pelo botulismo, para evitar a doença alguns cuidados devem ser tomados. Mas ela não ocorre somente em humanos, os animais também podem ser vítimas dos esporos que causam a doença.

Neste texto você vai saber quais são os principais sintomas do botulismo em humanos, em aves e ovinos, para quem que cria animais em cativeiro, em fazendas ou sítios, o cuidado deve ser redobrado, continue lendo e saiba mais sobre esta doença incomum.

Sintomas de Botulismo em humanos

Mulher sentindo mal

Após a ingestão dos esporos os sintomas podem levar de horas a uma semana para se manifestarem, inicialmente a pessoa infectada sente a boca seca, visão dupla, não é capaz de focar em objetos que estão próximos e queda da pálpebra superior.

Depois estes sintomas vão se agravando, aparece a náusea o vômito, a diarreia, cólicas no estômago, dificuldades em falar e mastigar os alimentos, a pessoa contaminada começa a sentir fraqueza nos músculos das pernas e fraqueza na musculatura respiratória.

A gravidade dos sintomas vai depender da quantidade de toxinas que entraram no organismo, quanto maior for à quantidade no sangue, mais cedo começam os sintomas, podendo ser em questão de horas, geralmente o estado mental não é atingido.

Sintomas de Botulismo em aves

Galinhas

As aves e outros animais podem ser infectados através de toxinas presentes na água e em alimentos, o botulismo causado em animais é pelos tipos C e D, as aves apresentam sinais da doença e o mais comum deles é a paralisia nas pernas, nas asas, pálpebras e no pescoço também.

Podem apresentar ainda, falta de coordenação motora, alguns sinais de fraqueza, pernas tortas, diarreia. Assim como nos humanos, os sintomas podem ser manifestados rapidamente se ingeridos em grande quantidade.

Outro sinal a ser observado, são as penas que caem facilmente do pescoço, a taxa de mortalidade varia conforme a quantidade de toxinas ingeridas.

Sintomas de Botulismo em ovinos

Ovelhas

Os sintomas se manifestam nos ovinos, ovelhas, carneiros, da mesma forma que nas aves, a dificuldade de manter-se em pé é um dos sintomas mais fortes, fraqueza, paralisia nas patas, falta de coordenação, os animais não conseguem se movimentar, muitos animais perdem a vida com esta intoxicação, o estado de gravidade vai depender dos esporos ingeridos.

É sempre muito importante ferver alimentos em conserva antes de consumi-los, a água de humanos e de animais deve ser tratada ou filtrada e principalmente muita higiene na hora de preparar qualquer alimento.

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar