Home » Saúde » Sintomas

Principais sintomas da Gengivite

Manter uma correta e adequada higiene bucal pode evitar muitos incômodos, como a inflamação conhecida como gengivite.

Sorriso e escova de dentes

A gengivite é uma forma de doença periodontal, que é a inflamação e infecção que corroem os tecidos que sustentam os dentes, conhecidos como gengivas. Neste texto você vai conhecer um pouco sobre as causas que levam a gengivite, assim como seus sintomas e a forma de tratamento.

Com alguns hábitos simples é possível evitar esta doença que tanto machuca as gengivas.

O que causa Gengivite

Dentes com placa bacteriana

A gengivite nada mais é do que o acúmulo de placas por falta da higienização adequada. A placa é uma bactéria grudenta que se desenvolve nas partes exposta dos dentes pelo acúmulo de alimentos, os restos que não saem na escovação dão espaço a estas bactérias que dão início também às cáries.

Se estas placas não forem eliminadas, elas se transformam em tártaro que irritam e acaba por inflamar a gengiva, o que resulta a gengivite.

Parece irônico, mas a escovação excessiva também pode causar a doença, assim como a limpeza rigorosa com o fio dental. Situações como moléstias em geral, a falta de higiene bucal, gravidez, o diabetes não controlado, dentes desalinhados, pontas de obturação, aplicações bucais que não foram bem encaixadas ou não foram limpas, aumentam risco de aparecer à gengivite.

Também estão relacionados à gengivite alguns medicamentos e metais pesados como o chumbo e bismuto.

Primeiros sintomas de Gengivite

Criança escovando os dentes

Os sintomas da gengivite não são nada misteriosos, afinal quem começa a sentir os primeiros sinais, tem imediata consciência de sua prática higiênica bucal e se dá conta que não anda praticando muito bem os bons costumes de escovar corretamente os dentes.

O sangramento nas gengivas é um dos primeiros sintomas, o sangue aparece ao escovar, mesmo que suavemente, gengivas com cores fortes como o vermelho e roxo, sensibilidade excessiva ao tocar a gengiva, algumas lesões na boca, gengivas inchadas e com aspecto de brilho.

Muitas pessoas, mesmo depois destes sintomas não se dão conta do que realmente está acontecendo, sendo assim o importante a se fazer é ir a um dentista e fazer de tudo para reverter esta situação e não permitir mais que a placas bacterianas invadam sua gengiva causando a gengivite.

Tratamento para Gengivite

Passando fio dental

O tratamento para a gengivite visa reduzir a inflamação, os dentes serão limpos por completo e isso pode ser solucionado com o uso diário de aparelhos instrumentos odontológicos para remover o acúmulo de placas nos dentes.

A higiene bucal também é fundamental, afinal não adianta ir ao dentista, limpar tudo e quando chegar a casa manter os mesmos maus hábitos. Seu dentista poderá te mostrar como se deve usar a escova, o fio dental e outros procedimentos para evitar que a gengivite volte.

Recomenda-se também que seja feita pelo menos duas vezes por ano a limpeza, além de tudo isso, o uso de enxaguante bucal diariamente também é muito importante, seus agentes antibacterianos auxiliam no combate à placa. É só tomar estes cuidados para reparar ou evitar a placa que são as bactérias que causam a gengivite, uma doença mais comum do que se pensa, causada principalmente, pela preguiça.

Nesse vídeo do Youtube você confere como escovar os dentes adequadamente:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar