Home » Saúde » Gravidez

Pintar cabelos na gravidez

Assunto de muitas controvérsias, pintar o cabelo na gravidez pode prejudicar a formação do bebê quando não feita da forma correta.

mulher pintando o cabelo

A gestação é um período delicado, o cuidado deve ser redobrado, tanto com a saúde da mamãe e do bebê. Poder pintar o cabelo na gravidez ou não, já em assunto antigo, muitas mulheres temem esta atitude, pela possibilidade e os riscos de prejudicar o bebê em sua formação, que é um momento crucial. Leia este texto e tire algumas dúvidas sobre o assunto, afinal, você pode ou não esconder os fios brancos que incomodam?

Pintar cabelo na gravidez riscos

As tinturas para cabelos possuem substâncias químicas que são absorvidas pelo couro cabeludo e podem atingir o bebê, pois a cabeça é uma região vascularizada, possui muitos vasos sanguíneos e é através destas vias que os produtos como formol, amônia e benzeo se espalham e podem chegar até o ventre, portanto este é o maior risco que pode haver em uma simples tintura no cabelo, algo que parece não ter nada a ver e muitas mulheres mantém esta prática na gravidez.

Pintar o cabelo na gravidez pode ?

Mas como para toda regra sempre há uma exceção, existe uma solução para as mamães que não querem deixar os fios brancos aparentes, fazer luzes. Os reflexos no cabelo não chegam até a raiz, por tanto não absorvidos pelo couro cabeludo, dermatologistas afirmam que não existem relatos de que substâncias químicas usadas nas tintas das luzes como amônia e água oxigenada já tenham alguma vez prejudicado o bebê.

mulher com dúvida

Então não se preocupe quanto a isso, apenas tome cuidado para não inalar nenhuma destas químicas, pois neste caso elas podem sim ser prejudiciais.

Pintar o cabelo na gravidez prejudica o bebê

Como já foi mencionado, o uso de tintas com produtos químicos fortes, podem sim prejudicar o bebê, principalmente pintar todo o cabelo desde a raiz. Mas há divergências entre especialistas, alguns reprovam as tintas outros expõem outras soluções como usar a henna que é um produto natural e tinturas que não afetam a raiz do cabelo, que são as mechas ou reflexos. Porém em uma coisa a maioria dos especialistas concordam, as gestantes que querem tingir as madeixas, devem fazer isso após o terceiro ou quarto mês de gestação, pois o risco de má formação é bem menor, outros preferem evitar o uso de qualquer tipo de tintura capilar, mesmo que seja de produtos naturais.

Pintar o cabelo na gravidez mito ou verdade

Para a maioria dos médicos é verdade, não se deve pintar os cabelos durante a gestação, porém há controvérsias, muitas mulheres procuram estar em dia com o espelho mesmo sabendo dos riscos. Como abordamos anteriormente, alguns especialistas aconselham o uso de tintas naturais, na opinião de outros, isso não deve ser feito.

grávida loira deitada

A formação do bebê é algo muito delicado, você pode visitar dezenas de médicos, cada um vai dizer algo diferente sobre pintar os cabelos, então o melhor a se fazer é consultar antes o seu médico, aquele que vai acompanhar sua gravidez passo a passo, afinal cada caso é um caso e ele certamente te dará as orientações adequadas para o seu caso.

Veja mais algumas informações neste vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar