Os benefícios de comer chocolate

Quem não gosta de adoçar a vida comendo um chocolate? Fique sabendo que além de delicioso pode fazer bem para a nossa saúde!

Chocolate derretido

Quando dá vontade de dar aquela adoçada na vida é pra ele que você corre, o tão saboroso e delicioso chocolate. Mas fala a verdade, quem não gosta de saborear uma barra de chocolate seja ela de chocolate branco, ao leite ou até amargo?!

Mas, aliás, você sabia que o chocolate pode trazer benefícios para a nossa saúde? Pois bem, isso é verdade! O chocolate amargo tem algumas propriedades que fazem bem para quem consome. Mas isso não é desculpa para sair comendo chocolate a toda hora, é importante o consumo ser moderado!

Chocolate e o coração

Muitos estudos já comprovaram os benefícios que o chocolate oferece ao coração. E aqui estou falando coração órgão, e não aquele coração que já sofreu por amor!

Chocolate com coração

Estudos comprovam que o chocolate pode ser bom para o coração, diminuindo as chances de inflamações no tecido cardiovascular e até mesmo o risco de acidente vascular cerebral (AVC) diminui em longo prazo.

Sabe por que isso ocorre? O chocolate amargo é alimento que ajuda restaurar a flexibilidade das artérias, assim evitando o alojamento das células brancas do sangue nos vasos sanguíneos.

Todos nós sabemos que o chocolate provém do cacau. O cacau contém componentes que são mal digeridos e absorvidos pelo nosso organismo, como a fibra dietética. Porém, através do processo digestivo esses componentes acabam se tornando benéficos para a saúde, pois os polímeros que resultam tem a função anti-inflamatória.

Calma, nada disso é complicado! Resumindo, os componentes existentes no chocolate, mais precisamente no cacau, atua no nosso organismo protegendo-o e evitando alguns males, mas vale lembrar que estamos falando do chocolate amargo! Pois é nesse chocolate que o cacau está mais presente! E mesmo assim, deve ser consumido com moderação principalmente por pessoas diabéticas ou tendência para esse problema.

Chocolate como consolo

Como não dizer que além de ser bom para a saúde o chocolate é um grande aliado das TPM’s femininas e até mesmo das ressacas de amor causadas por um término de namoro ou até mesmo de uma briga com o amado ou amada. Na verdade, disso todos nós sabemos!

Brigadeiro de colher

O chocolate é um grande aliado desses momentos, pois ele dá a sensação de prazer. O consumo de chocolate libera uma substância química chamada encefalina o que explica a sensação de prazer e bem estar diminuindo a sensação de dor. Porém essa não é a única substância! Outras substâncias ligadas à sensação de bem estar também são liberadas com o consumo do chocolate como a feniletilamina que que é responsável pela liberação de endorfinas.

Alguns psicólogos afirmam que essa sensação também pode ser psicológica, pois algumas pessoas já sentem um alívio somente de ver o chocolate. O alimento também é aliado contra o estresse. Estudos comprovam que mães que comeram chocolate durante a gestação têm seus filhos mais felizes.

Brigadeiro mordido

Que todo mundo gosta não é segredo, e agora você também já sabe que o chocolate pode ser benéfico para nossa saúde (física e mental). Porém eu repito: estamos falando do chocolate amargo! Aquele tem mais cacau em sua composição, o responsável por todos os esses componentes que combinados com a dose certa de açúcar faz bem para nossa saúde!

E ainda digo mais um lembrete: o consumo excessivo do chocolate pode causar outros problemas que são indesejados como o sobrepeso, pois o chocolate é doce, assim se consumido em excesso pode causar ganho de peso. E também por ser doce, pode causar diabetes.

Uma dica valiosa para o consumo é comer após as principais refeições. Comer o chocolate após o almoço é mais saudável, pois assim seus componentes misturam com os de outros alimentos diminuindo a insulina causada pelo alimento no organismo.

Pronto, depois dessas dicas, é só saborear aquele chocolate amargo e se sentir mais feliz! Eu já estou sentindo até o gostinho...

Homens, se vocês querem agradar suas namoradas, esposas ou afins, vejam esse vídeo do Youtube e aprenda a fazer um delicioso brigadeiro de colher!

Uma dica para deixá-lo mais cremoso é acrescentar uma lata ou caixinha de creme de leite!

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 09/11/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar