O curioso efeito placebo

Já ouviu falar de pessoas que se curaram de doenças apenas porque acreditaram que estavam sendo tratadas? Este é o curioso placebo!

pílulas placebo

Você já ouviu falar de pessoas que ficaram curadas de doenças, sejam elas graves ou simples, pelo fato de acreditarem que estão sendo curadas tomando os medicamentos corretos? Mas e quando este medicamento é uma simples pílula de açúcar, que não produz efeito nenhum sobre a doença, apenas faz o paciente acreditar que está se curando? Este é o curioso efeito placebo, algo polêmico e extremamente instigante. Confira aqui mais características deste método de tratamento alternativo.

O que é o efeito placebo?

O efeito placebo é um procedimento que apresenta resultados através dos efeitos psicológicos no paciente, uma vez que este acredita que está sendo tratado ou curado. Um exemplo prático disso? Suponhamos que você está com dor de cabeça, e alguém lhe indica um comprimido que “é ótimo para dores de cabeça”, você ingere o mesmo e a dor de cabeça passa.

mulher com dor de cabeça e efeito placebo

O que você não sabe é que aquele certo “comprimido” não é um medicamento, mas sim uma simples pílula de açúcar, sal ou qualquer outra substância que não combate a dor de cabeça. Você foi curado porque acreditou que estava tomando um medicamento específico para a dor de cabeça. Sendo assim comprovada a teoria de que não basta ingerir um medicamento, mas também acreditar que se está sendo tratado.

O placebo possui também o efeito contrário

Nocebo, como é conhecido é o efeito contrário do placebo. Como funciona? Imagine que você tenha intolerância a algum tipo de substância, como a lactose. E você toma ou come algo que possua essa substância e logo após ingerir você começa a apresentar os sintomas da reação alérgica.

nocebo

Mas e quando o que você ingeriu não possui esta substância? Mais uma vez comprova-se de que você apresentou os sintomas ou o problema porque acreditou que estava ingerindo algo que lhe desencadeasse tais sintomas e reações alérgicas.

Embriaguez placebo

Você sabia que em alguns casos o curioso efeito placebo pode ser aplicado também através de bebidas alcoólicas?

bebidas

Diversas pesquisas já comprovaram que, se você ingere algo que acredita possuir teor alcoólico, em um curto espaço de tempo você já começará a apresentar os sintomas da embriaguez, chegando inclusive a afetar o seu QI em testes rápidos e fáceis de inteligência, como se realmente estivesse embriagado.

O efeito placebo funciona também em animais

Em alguns testes de medicamentos em cães que apresentavam sintomas de epilepsia, um grupo de cães recebeu os medicamentos corretos, e o outro recebeu placebos. Os resultados foram extremamente parecidos nos dois grupos, tanto nos cães que realmente receberam os medicamentos específicos para a epilepsia, tanto nos que ingeriram placebos.

cão desconfiado

Alguns animais também reagem ao ambiente e a energia corporal disponível no local. Um exemplo disso é: alguns hamsters foram colocados em um ambiente onde as características do local os levaram a acreditar que a temperatura era muito baixa. O que aconteceu depois disso? O sistema imunológico destes pequenos animais entrou num estado mais lento, a fim de economizar energia e manter o corpo mais aquecido.

Apesar de haver muitas e muitas controvérsias, o efeito placebo é realmente comprovado, o que nos leva a aceitar que a nossa mente é extremamente complexa e incompreensível. Conseguimos nos curar ou aliviar sintomas de diversas doenças apenas por acreditar que estamos sendo curados ou ingerindo substâncias que são específicas para cada problema de saúde apresentado.

Saiba mais sobre o efeito placebo neste vídeo do Youtube:

Publicado por Ana Maria
Revisado em 09/11/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar