Home » Saúde » Doenças

Doenças mais comuns na infância

Algumas doenças são muito comuns acontecerem durante a infância. Conheça alguma delas e os seus respectivos sintomas:

Médico examinando bebê

Doenças infantis, com certeza todos já passamos por alguma delas. Neste texto você vai saber um pouco sobre a catapora, o sarampo, a rubéola e a caxumba, alguns de seus sintomas e soluções para tratamento, confira os tópicos a seguir e fique ligado.

Catapora

Criança com catapora

Está aí uma das doenças mais comuns na infância, a catapora, dizem que quem já pegou, está imune das próximas vezes. A catapora se caracteriza por centenas de bolhas vermelhas que coçam muito, podendo até virar feridas.

A catapora é causada por um vírus chamado varicela-zóster, ao detectar a doença a criança não pode ir à escola e frequentar outras atividades durante uma semana, pois é contagiosa, se uma criança sem a catapora usar qualquer item de uma criança contaminada ela contrai a doença, através do líquido da bolha, tosse ou espirro também.

Enquanto as bolhas estiverem com uma crosta, ou seja, já no final da doença, ela ainda é contagiosa, a catapora que é uma doença moderada acontece geralmente com menos de 10 anos de idade.

Sarampo

Menino com dor de cabeça

O sarampo também é uma doença causada por vírus chamado morbillivirus, esta doença é uma das responsáveis pela morte de várias crianças em países de terceiro mundo, no Brasil este quadro é diferente, graças às vacinas e programas de vigilância epidemiológica.

A transmissão é feita durante o falar, respirar, tossir, espirrar e secreções que são expelidas nestes atos. Os sinais também são bolhas vermelhas que aparecem na pele, além de febre alta, dor de cabeça, mal estar, inflamação das vias respiratórias e também mucosas.

Rubéola

Criança com rubéola

A rubéola é outra doença causada por vírus com a manifestação de bolhas na pele. Uma pessoa contaminada com o vírus da rubéola pode transmitir a doença uma semana antes da erupção das bolhas e duas semanas depois do desaparecimento, por isso é importante ficar isolado durante o período da doença.

Os sintomas nas crianças de modo geral não aparecem de forma perceptiva, mas em adultos são mais comuns à dor de cabeça, febre, desconforto, coriza e as erupções, em casos mais graves surgem dores musculares, hematomas e inflamação nos olhos, deixando-os com aspecto avermelhado.

A rubéola não tem tratamento, os pacientes podem tomar remédios para diminuir a febre.

Caxumba

Menina com caxumba

A caxumba é uma doença caracterizada pelo inchaço nas glândulas salivares e dores no local, esta doença é contagiosa e é causada por um vírus que pode ser transmitido através das gotículas salivares do espirro ou pelo contato direto com itens que foram usados pela pessoa doente.

Esta doença acontece normalmente em crianças entre 2 a 12 anos de idade que não foram vacinadas, o período da doença é de 12 a 24 dias. A caxumba pode atingir o sistema nervoso central, o pâncreas e os testículos.

Os sintomas são: dor de cabeça, dor facial, febre, inchaço na mandíbula, inchaço das glândulas parótidas, nos homens ainda pode haver dor nos testículos, inchaço do escroto e nódulo testicular. O tratamento não é específico, o paciente recebe medicamentos para diminuir os inchaços e aliviar as dores.

No calor, outras doenças podem afetar além das crianças, os adultos também. Veja dicas nesse vídeo do youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar