Home » Saúde » Doenças

Diferença entre rinite e asma

Doenças causadas por fatores parecidos, a asma e a rinite devem ser tratadas o quanto antes, a fim de o quadro não se agravar.

mulher com lenço no nariz

A rinite alérgica é um problema bastante comum, mas afinal, será que isso é prova da falta de cuidado e até higiene? A asma também é outra doença crônica que pode ser causada pelos mesmos motivos da rinite, confira neste texto algumas informações e se é possível a rinite se tornar asma.

O que é rinite e quais os sintomas

Você espirra várias vezes em qualquer estação do ano? Tem irritação nos olhos, na garganta? Sofre com a coriza? Então bem vindo ao clube, você tem rinite alérgica. A rinite já é uma problemática antiga, ela ataca quando entra se entra em contato com a poeira do dia a dia, pelos de animais, pelúcia, lugares úmidos, contato com ar condicionado, o pólen das plantas. Tanto em dias de frio, quanto em dias de calor, está no ar as substâncias que respiramos e que podem ser até vírus que provocam a rinite.

sintomas da rinite

Os sintomas são bem parecidos com os da gripe, além dos que já foram citados, que são os sintomas iniciais, depois que a pessoa já foi atacada pela rinite, outros sintomas surgem com o passar dos dias, tosses, vagareza para raciocinar e pensar, espirros, falta do olfato e do paladar, dores de cabeça e outros.

O melhor tratamento para a rinite é evitá-la, evite cobertores com pelos, dê preferência para edredons, limpe frequentemente os móveis da sua casa a fim de evitar a poeira excessiva, evite também pelúcias, existem brinquedos deste tipo que são feitos de tecido. Caso a rinite já tenha ta atacado, o tratamento pode ser medicamentoso, o remédio adequado deve ser indicado pelo médico.

O que é asma e seus sintomas

A asma é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, conhecida também como bronquite asmática, esta doença crônica é mais comum em crianças, mas também se manifesta em jovens, não tem cura, mas pode ser muito bem controlada.

Ela pode ser causada por histórico familiar, histórico de alergias, obesidade, baixo peso ao nascer e alguns hábitos na gravidez que podem comprometer a saúde do bebê. Os sintomas da asma são: tosse com escarro, quando repuxa a pele durante a respiração, dificuldade de respirar ao fazer atividades físicas.

criança com bomba de asma

Também são sinais a respiração ofegante que pode ser pior no período da manhã, piora com o frio, com o refluxo, entre outros. Alguns aspectos alertam para a situação de risco, lábios roxos, extrema dificuldade para respirar, pulsação rápida, sudorese, ansiedade.

Assim como a rinite, o melhor remédio é prevenir, evitar coisas que podem acumular poeira, animais dentro de casa, pelúcias, enfim. Se mesmo evitando estes itens o ataque persistir procure um médico imediatamente.

Rinite pode virar asma

A rinite pode sim ser um fator de risco para a asma e para os ataques de asma, ou seja, quem tem rinite tem uma grande chance de ter asma. Pessoas que sofrem com as duas doenças devem fazer tratamento das vias aéreas inferiores e superiores, só assim podem ter as doenças controladas.

Portanto o melhor a se fazer ainda é prevenir ambas as doenças, com medidas simples é possível controlar a rinite e a asma para não comprometer o sistema respiratório.

Entenda mais sobre a diferença entre asma e rinite neste vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar