Home » Saúde

Diferença entre obesidade e sobrepeso

A obesidade e o sobrepeso são problemas que causam o desencadeamento de muitas doenças perigosas como a hipertensão e a diabetes.

balança e fita métrica

Este texto vai tratar de um assunto da pesada, isso mesmo, como anda a sua alimentação ultimamente? E as roupas de ginástica e o tênis confortável, estão abandonados lá no guarda roupas? Então é hora de mudar esta rotina. A obesidade e o sobrepeso vem crescendo de forma acelerada em nosso país, ambos pode causar sérios problemas à saúde, principalmente a obesidade. Neste artigo você vai saber mais informações sobre cada um deles e suas definições e consequências.

O que é sobrepeso?

O sobrepeso é caracterizado apenas como um excesso de peso que é determinado por homem ou mulher, altura e idade de acordo com o padrão populacional de crescimento. O sobrepeso é uma condição comum, a correria do dia a dia, a má alimentação, o consumo demasiado de fast food e a vida sedentária, esses fatores juntos contribuem para que as pessoas estejam em sobrepeso.

Sobrepeso

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 25 a 30 é considerado sobrepeso e esta definição de sobrepeso tem causado mudanças sociais e econômicas, existe o preconceito que as pessoas sofrem e a demanda por acessibilidade, aumento de gastos com familiares em decorrência de doenças e problemas de saúde.

O que é obesidade?

A obesidade, diferente do sobrepeso, é caracterizada por apresentar o acúmulo de gordura por todo o corpo, sendo a quantidade de gordura, maior do que a massa magra. O sobrepeso é uma chave para que a pessoa abra a porta da obesidade, o obeso tem maiores riscos de ter doenças proporcionadas por ela. O consumo exagerado de calorias, falta de atividades físicas, provoca a obesidade, e esta traz riscos como a hipertensão, diabetes, dificuldades para respirar, problemas nas articulações como dores, pedra na vesícula e até mesmo câncer.

Obesidade

O tratamento para obesidade é simples, mudança de hábitos em relação a alimentação e começar a se mexer, fazer atividades físicas aos poucos, dentro dos limites que o organismo suporta, com o tempo a intensidade pode ser aumentada. Outra solução para casos mais graves é a cirurgia bariátrica que é um assunto polêmico, mas que já salvou e melhorou a qualidade de vida de muitas pessoas.

Obesidade e sobrepeso no Brasil

Bem, no Brasil o número de pessoas obesas e que estão em sobrepeso tem aumentado como uma epidemia, alguns especialistas estão até chamando assim, epidemia, algo que se espalha rapidamente e em grande quantidade de pessoas. Uma pesquisa feita pela POF, Pesquisa de Orçamento Familiar e que foi divulgada pelo IBGE, aponta que de forma geral, em todos os Estados do Brasil, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda, aumentou o percentual de pessoas em sobrepeso e obesas e este crescimento é contínuo.

obesidade e sobrepeso no Brasil

Os dados são de que o sobrepeso atinge mais de 30% de crianças entre 5 a 9 anos de idade, 20% de pessoas com 10 a 19 anos, 48% de mulheres e 50,1% de homens acima dos 20 anos e entre pessoas ricas, este percentual é ainda maior.

Veja mais algumas informações sobre obesidade e sobrepeso neste vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar