Dicas de filmes bons

Dicas de filmes bons para assistir em qualquer ocasião. Desde aquela tarde chuvosa até o dia mais ensolarado. Sem arrependimentos!

cadeira de diretor de cinema e plaquetaSe você assim como eu é praticamente um cinéfilo, está no lugar certo. Cansado de ver filmes monótonos, clichês e que não mexem nem um pouco com você? Eu também. Mas, para te ajudar indicarei alguns dos meus filmes favoritos, entre todos os gêneros. Ok, gosto mesmo é de cinema italiano, brasileiro, francês e muitos americanos também me conquistaram.

Assim é difícil indicar alguns entre tantos filmes, mas aqui você com certeza encontrará alguns dos meus favoritos, que coincidentemente (ou não) poderão ser seus favoritos também. Ou que após minha indicação estarão na sua prateleira favorita.

Filmes bons nacionais

Confesso que antigamente tinha certo preconceito com filmes brasileiros, vocês bem sabem o motivo. Tirando é claro, clássicos como “O Auto da Compadecida”, “Central do Brasil” e “Lisbela e O Prisioneiro” que para mim são grandes produções, recentemente “descobri” alguns bons filmes nacionais. O cinema brasileiro tem capacidade sim, de produzir grandes longas. Agora deixando de lado minhas críticas, segue a lista e comentários:

Lavoura Arcaica
Cidade de Deus
O Palhaço
O Tempo e o Vento
O Som ao Redor
Meu Pé de Laranja Lima
O Céu de Suely
Feliz Ano Velho
Lixo Extraordinário
Teus Olhos Meus

Estes foram filmes nacionais que me surpreenderam e que de algum modo ficaram na memória. Espero que também apreciem estas produções.

Filmes bons italianos

Ah, o cinema italiano! Meu favorito. Fellini é sempre incrível e tantos outros como Sergio Leone, Bernardo Bertolucci, Michelangelo Antonioni e muitos outros. Chega de papo, e vamos logo para a lista!

8 ½: Considerado um dos melhores filmes do mundo, espero que não se importem com a imagem ainda em p&b, pois é o meu filme favorito e talvez a maior produção de Federico Fellini, de 1963.

Cinema Paradiso: de 1988 sob a direção de Giuseppe Tornatore, assim como eu, espero que também se identifique com Toto e sua grande paixão pelo cinema.

Ladrões de Bicicletas
A Doce Vida
Era Uma Vez na América
Era uma Vez no Oeste
A Vida É Bela
Perfume de Mulher
A Estrada da Vida
A Aventura

Difícil dizer algum favorito dentro desta lista, porque os filmes italianos são os mais bonitos. Mas se é pra escolher um, fico com "8 ½".

Filmes bons americanos

Mesmo achando que o cinema americano é exaltado demais mundialmente, ele contém boas produções, principalmente as antigas, que são ótimos filmes e estão na minha lista dos favoritos. São eles:

O Poderoso Chefão
Um Corpo Que Cai
Cidadão Kane
Tempo de Violência
O Silêncio dos Inocentes
Cantando na Chuva
Luzes da Cidade
Casablanca
Um Estranho no Ninho
O Iluminado

Bons filmes britânicos

Sim, filmes britânicos! Quando assiste algum filme em inglês pode até pensar que são todos americanos, porém não são todos Estadunidenses e muitos clássicos foram filmados em terras britânicas, ou seus diretores eram desta parte do mundo. Segue uma lista com os que, creio eu, são os melhores.

Laranja Mecânica
Lawrence da Arábia
Dr. Fantástico
Trainspotting
O Pianista
O Homem Elefante
A Vida de Brian
Em Busca do Cálice Sagrado
Lolita
Os Sapatinhos Vermelhos

A maioria dos filmes que citei é antiga porque acho que muitos clássicos que não são tão populares merecem sim, serem assistidos e apreciados. Porém alguns filmes mais atuais como “Na Natureza Selvagem”, “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, “A Árvore da Vida”, “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” e “O Labirinto do Fauno” merecem também aclamação pelas suas belas histórias e produções.

Publicado por Ana Maria
Revisado em 14/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar