Home » Saúde » Tratamento

Como tratar uma gripe

Dores no corpo, espirros e coceira no nariz, são alguns sintomas clássicos da gripe. Veja algumas dicas para melhorar desse mal.

Mulher sentada com gripeEstá sentindo o seu nariz coçar muito nos últimos dias? Está sentindo a garganta irritada, gélida e com pigarros?

A coriza e os espirros nem se fala, parece que a todo o momento você está “chupando cana”, pois estes são os sintomas iniciais de uma gripe ou resfriado.

A gripe nada mais é que uma infecção causada por um vírus, o influenza, através da inalação de gotículas de saliva, ou seja, coisinhas minúsculas, ou o contato com outras secreções de alguém infectado com o vírus, a gripe se espalha facilmente, por isso a mamãe ensina desde pequenos que devemos tapar a boca com as mãos quando espirramos e isso não é frescura e nem regra de etiqueta, é para diminuir a chance de que alguma pessoa próxima seja contaminada com as tais gotículas.

Pessoas com baixa imunidade adquirem a gripe com mais frequência, outros sintomas mais fortes são, dor no corpo, febre, tosse, inflamação do revestimento do nariz e vias aéreas, mal estar e dor de garganta. Os sintomas se iniciam entre um a dois dias após a infecção, mas a gripe pode vir de forma fraca ou forte, confira algumas formas de tratamento.

Como tratar uma gripe fraca

Mulher tomando xaropeA gripe pode acontecer de maneira fraca, apenas com os sintomas iniciais, o que não impede o indivíduo de manter suas atividades do dia a dia.

O tratamento de uma gripe leve pode ser feito com medicamentos via oral ou chás revitalizante, o tratamento sempre é voltado para o alívio dos sintomas, ainda não existe um medicamento que acabe diretamente com o vírus.

A vitamina C é outro fator muito importante na melhora, a ingestão de frutas cítricas, a mais comum delas a laranja, ou pastilhas efervescentes com as mesmas propriedades, aumentam a imunidade, fortalecendo o organismo contra o vírus da gripe.

Como tratar uma gripe forte

Mulher com febreA gripe forte vem com os mesmo sintomas, só que com mais intensidade, as dores são mais fortes, a febre mais alta, as tosses secas acompanhadas de catarro, entre outros sintomas.

Uma gripe forte pode ser caracterizada como pneumonia, que já é caso de internação. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, muito repouso e hidratação, beber bastante água é muito importante no tratamento tanto de uma gripe forte quanto de uma mais fraca.

Em alguns casos podem ser inseridos antivirais no tratamento, como diz o nome, eles atuam diretamente contra o vírus, mas só funcionam se aplicados nas primeiras 48 horas a partir do início dos sintomas.

Como tratar uma gripe na gravidez

A gravidez é um período delicado no qual a mamãe precisa tomar sérios cuidados e se prevenir de alguns problemas, a gripe é uma delas.

Mas se for contaminada com o vírus da gripe, o tratamento deve ser cauteloso, pois as grávidas não podem tomar os remédios comuns porque podem prejudicar o bebê.

Então a forma de tratar a gripe, recomendada para gestantes é: bastante repouso, beber bastante água para fluidificar as secreções, ingerir alimentos ricos em vitamina C como laranja, cebola, abacaxi, morango, tangerina e medicamento para aliviar a dor, mas somente o recomendado pelo médico.

Entenda como ocorre a infecção da gripe nesse vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar