Como acordar cedo

Para algumas pessoas acordar cedo é uma tarefa muito difícil, porém também é muito saudável! Confira dicas para mudar seus hábitos!

Homem com sono

Quem nunca sofreu para levantar da cama cedo? E a vontade de continuar ali debaixo das cobertas naquelas frias e chuvosas manhãs? Pois bem, nada de preguiça! Você sabia que as pessoas sucedidas acordam cedo? Bem cedo mesmo?

Acordar cedo é um hábito saudável que todas as pessoas deveriam ter. É durante as manhãs que somos mais proativas, ou seja, desenvolvemos mais e melhor. Mas é claro que para isso devemos estar preparados psicologicamente e fisicamente.

Quer mudar seus hábitos e melhorar sua qualidade de vida? Então darei algumas dicas de como acordar cedo e feliz!

Por onde começar

Homem com despertador

Os despertadores foram quase abolidos das cabeceiras das camas, dando espaço aos alarmes disponíveis nos telefones celulares. Porém, existe um pequeno vilão chamado soneca e tenho certeza que você o conhece muito bem!

Quem não gostaria de uns minutinhos a mais de sono? Mas para mudar seus hábitos é preciso começar aqui!

Se você não se sente forte o suficiente para recusar o botão soneca, use algum aplicativo com alarme inteligente. Assim, para você desliga-lo ou até mesmo acionar a soneca é preciso fazer uma conta matemática colocando seu cérebro para funcionar bem cedinho! Outros tipos de despertadores também são úteis! Como um que você precisa levantar da capa e ficar em pé em cima de um tapete.

Mas a técnica mais antiga e eficaz para acordar com o alarme e já levantar, é deixar o celular ou o despertador o mais longe possível da cama!

Uma outra dica é evitar os cochilos durante o dia, assim você terá sono mais cedo e irá para a cama mais cedo!

Exercite-se!

Mulher correndo

Antes te enfrentar aquele longo dia de trabalho, que muitas vezes pode ser cansativo e estressante, que tal uma corrida, uma caminhada ou alguns abdominais?

A maioria das pessoas bem sucedidas se exercita antes de ir para o trabalho. Aliás, esse é um hábito super saudável para o coração, prevenindo de futuros problemas cardíacos causados pelo trabalho exaustivo.

Para quem já tem um hábito de acordar cedo, levantar às 5h da manhã para ir a academia não será nada difícil! Mas se você não quer enfrentar uma academia logo de cara você pode aproveitar a luz da manhã, que também auxilia muito para o cérebro despertar e correr pelo parque, pela ciclovia ou apenas fazer uma caminhada de leve. Um alongamento em casa mesmo também é válido!

Café da manhã

Café da manhã

Ah o café da manhã! A refeição mais importante do dia! Sabe por quê? É aconselhável sempre comermos a cada 3 horas, e como dormimos torno de 6h a 8h, é um grande período de tempo sem comer.

Então capriche na mesa do café da manhã! Evite carboidratos como pães e massas, aposte nas proteínas que ajudam a despertar! Tome iogurtes, experimente os naturais com aveia ou granula! Fica ótimo! Os ovos também são indicados, podem ser cozidos até mesmo em uma omelete simples.

Frutas e vitaminas feitas com leite também podem ser consumidas, queijos, biscoitos, torradas, enfim! Varie no seu cardápio matutino e nada de ficar com a barriga roncando até a hora do almoço! No meio da manhã, você também comer uma fruta ou outro alimento.

Priorize suas atividades

Xícara de caf´com jornal

A manhã é o período mais calmo do dia. Assim você pode conferir sua agenda com os planos do dia, fazer um planejamento rápido e decidir o que você deve priorizar hoje. Como a manhã é mais produtiva, deixe as tarefas mais chatas e complicadas para esse período, essa é uma estratégia para ajudar você a concluir determinadas coisas de maneira mais rápida e fácil.

Aproveite também e encaixe no seu dia momentos de reflexão e descanso. É aconselhável que a cada 90 minutos você descanse por uns 10 à 20 minutos. Você pode aproveitar esse tempo e fazer uma caminhada, ler um livro ou ouvir uma música.

Se o seu dia for corrido, e você terá pouco tempo para se alimentar, você pode já preparar alguns lanches rápidos e leva-los com você! Lanches naturais, frutas e até mesmo iogurtes podem ser acrescentados nesses lanches durante o dia.

Nesse vídeo do Youtube você confere uma opção de café da manhã saudável:

Atente-se para o fato que mudar qualquer hábito pode ser um pouco complicado. O hábito de acordar pode demorar em média 2 semanas – variando de pessoa para pessoa, mas claro, isso se você se manter firme! Então força e comece a seguir essas dicas!

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 09/11/2014

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