Certificado de reservista militar

O alistamento militar e obrigatório a rapazes que completam 18 anos. Entenda a importância de possuir um certificado de reservista:

Exército, marinha e aeronáutica

Vários documentos são muito importantes para o nosso dia a dia, em especial para os homens, que precisam ter o certificado de reservista militar.

Este documento é muito importante para a realização de várias atividades, ele certifica que o cidadão está na reserva do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

Neste texto você vai saber o que é este certificado, o que fazer para tirar a 1º e 2º via.

Certificado de reservista militar o que é

Dispensa militar

O certificado de reservista militar é um documento de suma importância para os rapazes, sem este documento, por exemplo, não é possível assumir cargo em concurso público, mesmo que sua nota tenha sido a maior de todas.

Este certificado é adquirido ao se apresentar as forças armadas antes de completar 18 anos. Depois o candidato faz exames médicos e avaliadores físicos que vão determinar se o candidato é capaz de servir ou não, podendo ser isento.

Mesmo se for isento o rapaz deverá ter o certificado de reservista pelas razões que já mencionamos, várias coisas pedem o certificado, caso contrário ou cidadão não poderá viver, afinal estará impedido de fazer quase tudo, até mesmo se matricular na faculdade. Portanto se você está próximo de completar 18 anos, não deixe de se apresentar à junta militar.

Certificado de reservista militar onde tirar

Reservista militar

Para tirar o certificado de reservista, você deve ir a uma sala da junta militar e fazer sua inscrição no mesmo ano que completar 18 anos, este certificado só é emitido para homens, mulheres não tem necessidade deste documento.

Alistar-se e cumprir com as exigências da junta militar, proporciona ao candidato a obrigação de defender e servir o Brasil em qualquer circunstância, se acontecer algum tipo de guerra e o rapaz for convocado terá que cumprir com suas obrigações, mas fique tranquilo, isso foi só um exemplo.

Para tirar o certificado vá à junta militar de sua cidade, se não tiver, procure a cidade mais próxima. Você deve levar um documento como certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Para a primeira via não é cobrada nenhuma taxa, dentro de 30 dias o documento estará em mãos.

Se você perder este documento ou de alguma forma ele for extraviado, deverá tirar a segunda via, para isso deverá ir à mesma junta militar onde tirou a primeira via e pagar uma taxa.

Como tirar 2º via do certificado de reservista militar

Onde tirar Reservista militar

Caso você perca, seja assaltado ou então seu documento seja danificado, é possível tirar a 2º via.

Você deve comparecer à mesma junta militar que tirou o primeiro portando requerimento que será feito na própria junta militar, fotocópia frente e verso da certidão de nascimento ou casamento, RG que será autenticada pelo Secretário da junta militar, uma foto 3x4 recente e sem data e cópia da guia do recolhimento em relação à multa, que nada mais é do que o comprovante de pagamento do documento.

Depois de feito este procedimento é só aguardar alguns dias e você terá novamente seu certificado de reservista militar.

O alistamento militar é muito importante, confira nesse vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar