Caixa Econômica FGTS inativo

O FGTS é o fundo de Garantia por tempo de serviço que serve para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa.

FGTS é o fundo de Garantia por tempo de serviço, é referente a uma porcentagem de 8% do salário do empregado e ele é depositado mensalmente em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal e tem como finalidade proteger o empregado.

FGTS

Pode-se dispor desse total depositado apenas em algumas ocasiões como demissão sem justa causa, em caso de necessidade pessoal sendo urgente ou grave, sendo ligado a acontecimentos de desastres naturais podendo atingir a moradia do trabalhador e forçando sua desocupação do lar.

Em casos de doenças graves em estágio terminal comprovados em documentos médicos ou quando o empregado tenha idade igual a 70 ou superior. Pode também , em caso de morte do trabalhador fazendo com que os dependentes registrados em cartório possam fazer a retirada e também no caso dele permanecer afastado de um emprego por três anos seguidos.

FGTS inativo consulta saldo

FGTS consulta de saldo

Para consultar seu FGTS tanto o ativo quando o inativo de forma prática e rápida, você pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800 726 0207 ou pelo site fgts.gov.br, clicando em “Consultar saldo FGTS” lá você digitará o número do seu PIS e criará uma senha e poderá fazer a consulta ou então, também pelo site, você cadastra o seu celular para receber direto o saldo como mensagem de texto ou opta por receber o extrato pelo e-mail.

Mas também existe a possibilidade e ir até a agência mais próxima e não se esqueça de levar seu cartão cidadão, um documento de identificação, carteira de trabalho e o número do seu PIS. Lembrando que só consegue fazer a consulta do saldo se os dados do trabalhador estiverem todos atualizados.

FGTS inativo posso sacar?

Cada vez que um empregado é demitido, ele ganha os seus direitos, incluindo o fundo de garantia por tempo de serviço, consequentemente a conta é encerrada assim que houver a demissão, essas são as contas inativas. E pode sacar FGTS de uma conta inativa?

Sacar FGTS retido

Essa dúvida ocorre com muitos trabalhadores, mas a resposta é bem simples. Para as contas inativas que tenham a rescisão do contrato de trabalho feito até 13/07/1990 o saque do FGTS pode ser feito a qualquer momento, já para as contas inativas cuja rescisão tenha sido a partir de 14/07/1990 o saque só poderá ser feito se o trabalhador permaneceu por três anos seguidos sem registo na carteira, consequentemente fora do regime do FGTS, ele só poderá efetuar o saque a partir do mês de aniversário.

Para ambos os caso para poder sacar, vá até a agência da Caixa Econômico Federal munido da CTPS (Carteira de trabalho e previdência social), junto com um documento de identificação do titular da conta e o número de inscrição do PIS/NIS/PASEP e solicitar o saque. A liberação nas contas inativas será realizada em 5 dias úteis após a data do pedido e se caso haja um atraso e não venha nos dias informados o empregado terá o direito de sacar o FGTS na Caixa Econômica Federal com o valor devidamente atualizado.

Publicado por Bianca Fernandes
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar