Racionamento de água

A água é necessária para a sobrevivência humana e pode correr o risco de acabar. Saiba como evitar esse problema economizando.

Essencial para a vida, a água é uma substância química valiosa, um tesouro e em um futuro não muito distante, raridade. O planeta Terra é composto por três quartos de água, porém a grande maioria é imprópria para o consumo por ser salgada. Apenas uma pequena parte pode ser consumida, a água potável ou doce.

Torneira do mundo

Mas a água, esse bem tão precioso e necessário para a sobrevivência humana, pode chegar ao fim. E esse fim pode não estar tão longe. Entenda melhor sobre o falta de água, e como economizá-la:

A água vai acabar?

Há muito já dizia que um dia a água chegaria ao fim. Mas o que não sabia era quando isso iria acontecer. A água é necessária para a sobrevivência do ser humano, sendo utilizada desde a agricultura, como para cozinhar os alimentos, higiene pessoal e ainda para o próprio consumo.

Água

O desperdício – e o aviso para economizar – sempre estiveram presentes, porém a conscientização de toda uma sociedade pode demorar, ou nunca acontecer. Mas para os desacreditados, sim, a água pode acabar.

Com a falta das chuvas, esse líquido tão precioso está faltando em muitos lugares. E a culpa é de quem? Do próprio ser humano. Com o desmatamento, o ciclo da água é interrompido, fazendo com que a chuva fique cada vez mais escassa. Além também do uso nada consciente.

Como economizar água

A água é essencial para a sobrevivência, assim sendo, pode acontecer o racionamento, uma tentativa de preservar. Ou seja, é a divisão do pouco da água que existe entre milhões de pessoas que precisam dela. Para evitar que isso aconteça, e enquanto esperamos por mais chuvas que possam subir ou níveis da água, algumas atitudes devem ser tomadas.

Água 2

Economizar água em casa parece difícil, mas não é. Os banhos podem ser mais rápidos e a água do chuveiro pode ser usada somente na hora de se enxaguar. Escovar os dentes e lavar a louça da cozinha pode – e deve – ser feita com a torneira fechada sempre.

Calçada e quintal não tem sede, pode dar mais trabalho, mas optar por varrer ao invés de lavar pode gerar uma grande economia, de água e no bolso. Mas se você ainda é adepta a utilizar água para lavar o quintal, reutilize a água depois de lavar suas roupas. Falando em lavar roupas, sempre o faça quando tiver uma grande quantidade de peças para serem lavadas de uma vez.

Um grande problema com um gasto enorme de água é o vazamento. Procure saber se as torneiras de sua casa estão funcionando corretamente, caso encontre algum vazamento, concerte o mais rápido possível.

Confira mais dicas de como economizar água nesse vídeo do YouTube:

Saiba mais sobre água:

06/02/15 por Ananda Morales

   

Mais informações por email

Comentar