Qual é a melhor forma de juntar dinheiro?

Juntar dinheiro nos dias de hoje parece uma missão quase impossível, mas saiba que você pode poupar sim. Confira algumas dicas.

Segurando cofrinho de porquinho e casa

Guardar dinheiro sempre foi o objetivo de vida de muitas pessoas, principalmente dos mais antigos. Ainda hoje, poupar é uma ótima forma de alcançar alguns sonhos ou até mesmo garantir uma aposentadoria confortável.

Antes de começar a poupar, é interessante tomar algumas lições para que essa tarefa seja menos dolorosa e possível.

Qual é a melhor forma de juntar dinheiro a curto prazo?

Juntando moedas

Para se tornar um poupador deve-se começar, mas começar devagar. É necessário adquirir o hábito de guardar, então comece separando uma pequena quantia do seu salário, mês a mês, não importa quanto, coloque na poupança ou no cofrinho, o importante é poupar para adquirir o hábito.

Anote todos os seus gastos mensais, desse modo você será capaz de identificar o que pode ser cortado do orçamento, afim de realocar o dinheiro para poupança.

Quite suas dívidas, as contas longas são grandes inimigas dos poupadores, principalmente porque os juros vão comendo todo o salário a cada mês. Por isso é importante pagar todas as contas, o ideal é começar pelas mais caras e que apresentam maiores juros, como cartões de crédito e cheque especial.

Qual é a melhor forma de juntar dinheiro a longo prazo?

Defina sonhos, metas, objetivos. Ter objetivos ajuda você a manter o foco, é mais fácil abrir mão de algumas regalias para poupar dinheiro quando se sabe que é para alcançar um sonho maior.

Mulher segurando árvore desenhada
Se você já se sentir preparado para poupar, então você deve pegar o objetivo e sonhos que foram definidos anteriormente e atribuir valores e prazos para o mesmo, assim será possível definir quanto será necessário guardar mensalmente. Por exemplo: Seu objetivo é comprar um carro, e esse carro custa R$10.000,00 e o prazo para alcançar esse sonho é de 2 anos, então será necessário poupar R$417,00 ao mês.

Decida onde e como guardar o dinheiro. Muitas pessoas acreditam que a poupança é o melhor lugar, pois pensam que a rentabilidade é legal, ou que pelo menos não vai perder dinheiro. Mas a poupança é somente uma boa opção para poupar no curto prazo, pois ela não protege o montante investido contra a inflação. Na prática a poupança pode garantir um retorno de 6% ao ano, enquanto a inflação subiu 8%, nesse caso você estará perdendo 2% no valor da moeda.

Sendo assim, o ideal é colocar o dinheiro em aplicações que paguem juros e proteja o dinheiro contra a inflação. Boas opções para aqueles que possuem sonhos de longo prazo é o investimento em Títulos do Tesouro direto.

Para lhe auxiliar a poupar mais e melhor, pode-se recorrer a ajuda de aplicativos mobile, existem diversas ferramentas tanto para Android como iOS que são extremamente eficazes para o planejamento financeiro, que vão controlar a entrada e saída de dinheiro, cartões de crédito, poupanças e aplicações. Entre os melhores aplicativos está o Minhas Finanças, que além das funções já citadas acima, ainda avisa quando uma conta parcelada está para vencer e exibe gráficos de como seu dinheiro está sendo gasto.

Agora você está a par de todos os segredes para se tornar um bom poupador, então, mãos a obra e boa sorte!

Mais artigos sobre como economizar dinheiro




Mais informações por email.

Comentar sobre Qual é a melhor forma de juntar dinheiro?