O movimento de contracultura

O movimento da contracultura teve início no fim dos anos 60 e até hoje possui seguidores de seus ideais em todas as partes do mundo.

hippie fazendo sinal de paz e amor

Você sabe o que é a contracultura? Na década de 60 um grande movimento acontecia nos Estados Unidos, e tal evento conquistou em massa, muitos jovens que sofreram repressão, foram criticados e apontados como pessoas de má influência contra a moral e os bons costumes familiares. O movimento do Paz e Amor, fez questão de deixar claro suas ideias e neste texto você confere alguns detalhes do que foi a contracultura, como aconteceu este movimento, quais eram suas vontades e ideais, quem foram seus principais representantes, inclusive na música.Tudo isso você confere aqui, nos tópicos abaixo.

O que foi movimento de contracultura

A contracultura surgiu nos Estados Unidos nos anos 60, esta foi considerada um movimento de contestação de caráter cultural de social. Os jovens eram a grande força deste movimento, principalmente os que viveram naquela década e foram seguindo pelos anos posteriores até os dias de hoje. Você gosta de Janes Joplin? Então também conhece o Woodstock, que foi o festival que marcou o período da contracultura, todos queriam novos meios de comunicação em massa, os jovens queriam inovar seus estilos, eles iam contra as tradições conservadoras das famílias, uma cultura marginal, underground. Queriam basicamente transformar a consciência e os valores já implantados buscando outros espaços e canais de expressão.

show em woodstock

O movimento Hippie foi o ápice do movimento da contracultura, mas na realidade eles queriam a transformação da sociedade através de mudanças de consciência e mudanças de atitude do protesto político. Os grandes mentores da contracultura foram chamados beatniks, sua maior característica era o inconformismo com a realidade do início da década de 60, os líderes que deram base para o movimento hippie foram Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs. A cantora Janes Joplin foi o destaque da contracultura na música, as letras de suas canções eram críticas, fugindo do convencional. Junto a ela destacaram-se também os músicos Jim Morrison e Jimi Hendrix.

Valores do movimento de contracultura

A contracultura pretendia uma renovação consciente, diante disso alguns valores foram implantados, influenciados e estabelecidos, o bucolismo, valor à natureza foi um deles, a vida em comunidade também era outro ideal do movimento, ser vegetariano, eles buscavam se alimentar apenas das coisas naturais para não prejudicar os animais, a luta pela paz contra batalhas e conflitos. Eles buscavam também que todos respeitassem às minorias independente de raça ou cultura.

hippies

Experiência com produtos ilícitos psicodélicos, a liberdade nos relacionamentos íntimos e amorosos, dizer não ao consumismo, buscavam aproximar-se do budismo e outra religiões orientais, eram contra os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão, discordavam também dos princípios do capitalismo, de como era distribuído o dinheiro público . Dá para ver que realmente eles queriam mudar os valores tradicionais e isso causou muita confusão na época, eles receberam muitas críticas e claro, oposição, vários políticos queriam acabar com o movimento, mas até hoje ainda existem pessoas que seguem os ideais da contracultura.

O movimento ainda existe em pequenos grupos sociais que contestam os parâmetros estabelecidos pelo mercado da cultura, o governo e o tradicionalismo.

Veja mais sobre o movimento da contracultura neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre a contracultura




Juliane
27/01/14

Mais informações por email.

Comentar sobre O movimento de contracultura