Leitura na infância e adolescência

O hábito da leitura estimula a criatividade e garante crescimento cultural. Incentivar seus filhos a lerem é uma atitude fundamental.

Criança lendoA leitura é de suma importância para o crescimento e amadurecimento intelectual de qualquer criança e adolescente, pois é através dela que todos podem atravessar fronteiras e quebrar barreiras e medos.

A leitura é necessária para o autoconhecimento e conhecimento de mundo.

A educação no Brasil tem lutado todos os dias no incentivo e capacitação da leitura e interpretação do que se lê, com crianças e adolescentes nas escolas e projetos culturais, mas a verdadeira realidade do nosso país não é animadora, segundo pesquisas apenas 55% da população brasileira consideram-se leitores, este número é mais da metade, mas ainda é pouco.

Mais sobre leitura na infância e adolescência

Os brasileiros dedicam em média apenas 5 horas por semana à leitura.

A leitura é um hábito solitário e deve ser implantada desde criança. Existem vários projetos sociais e educacionais que apoiam e incentivam a leitura, veja algumas características sobre a importância da leitura para crianças e adolescentes.

A importância da leitura na infância e adolescência

Jovem lendoPesquisas comprovam que a criança e o adolescente que tem contato com a leitura desde cedo, principalmente se tiver a ajuda e incentivo dos pais, aprende melhor, pois vai bem na escola, pronuncia melhor as palavras, desenvolve o senso de criatividade, desenvolve também a imaginação e cresce culturalmente.

A criança e também o adolescente que lê quando atingir a juventude e a fase adulta, tem maiores chances de ser aprovado em vestibulares e posteriormente ter sucesso no mercado de trabalho. Praticar o hábito da leitura só traz boas consequências para os pequeninos.

Como incentivar a leitura na infância e adolescência?

Família lendoHá várias formas de incentivar a leitura. O governo e prefeituras junto a secretarias educacionais ou de cultura criam programas e projetos para serem executados em escolas e vilas rurais.

De forma lúdica a contação de histórias é uma ótima opção de incentivo à leitura, projetos tipo o mala de leitura, que foi executado em 2012 no interior do PR visa o incentivo e a formação de contadores de histórias também.

Outra razão muito importante para a leitura é a formar escritores, todo bom escritor antes de mais nada é um bom leitor e isso começa desde cedo com as histórias mirabolantes que as crianças inventam por dar asas à imaginação.

A literatura para criança e adolescentes

Isso mudo o mundoA literatura infantil e juvenil que compete aos livros voltados para as crianças e adolescentes, abordam temas do universo dessa faixa etária como, conflitos com os pais, primeiro amor, medos, heróis, trava línguas, contos populares, quadras e versos regionais, histórias de humor, ficção, a venturas entre outros gêneros.

Os livros são de fácil acesso, em bibliotecas municipais, a biblioteca da escola, também em lojas físicas de sebos ou sebos online, ou até mesmo livrarias de renome com produtos novos.

Empresas abraçam a ideia do incentivo à leitura, e uma que destaca é o Banco Itaú S/A com a campanha “ler para uma criança #issomudaomundo” através deste projeto a empresa tem distribuído livros gratuitamente. Esta iniciativa é louvável e deve ser copiada por outras empresas De pouco em pouco conseguimos mudar histórias através da leitura.

Quer saber como incentivar seus filhos a lerem? Veja o vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre livros

17/10/13 por Juliane

   

Mais informações por email

Comentar