História da moeda brasileira

A moeda brasileira já passou por muitas mudanças, vários planos e hoje vivemos o Plano Real desde 1993. Relembre as moedas antigas.

moedas brasileirasUsamos o dinheiro para pagar nossos bens, serviços, dívidas e efetuar trocas, a moeda serve ainda, para avaliarmos o valor que alguma riqueza ou serviço tem. Cada produto, bem ou serviço tem um preço que é determinado por um número específico de moedas ou cédulas que deve ser pago pelo que se está adquirindo, porém a mesma moeda não serve para qualquer lugar no mundo, cada país possui sua moeda local.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a moeda do país é o dólar, na Inglaterra é a libra, na maior parte dos países da Europa se usa o euro. Por mais incrível que seja, algumas economias no mundo não usam moeda, suas negociações são feitas com troca, a partir de exemplos como este que a moeda foi estabelecida para gerar um padrão monetário.

No Brasil, lá no período colonial poucas moedas circulavam no país a economia era como a citada anteriormente, a base de troca, usava-se produtos de valor como o algodão, açúcar e o fumo, as poucas moedas que passavam por aqui vinham de Portugal. Saiba mais sobre as moedas brasileiras, quais foram os tipos, em qual contexto fora implantadas e a composição da moeda brasileira.

Lista de Moedas Brasileiras

Com o passar dos anos a moeda brasileira foi sofrendo alterações e essa mudança resultou em uma grande lista que você confere agora.

O Real que era chamado de Réis no plural, foi a primeira moeda constituída desde o início da colonização até a década de 40, precisamente em 1942.

O Cruzeiro, moeda criada no governo Getúlio Vargas em Outubro de 1942, à partir daí, o governo estabeleceu o corte do zero, então cada cruzeiro passou a equivaler a mil réis.

cruzeiro

O Cruzeiro Novo entrou em circulação no período do regime militar em Fevereiro de 1967, nesta época o cruzeiro perdeu três zeros.

Cruzeiro Novo

Depois em 1970 o Cruzeiro voltou, mas sem cortes de zero.

Cruzeiro 1970

O Cruzado foi mais uma moeda nacional que foi implantada em 1986, durante o plano cruzado no governo Sarney.

Cruzado

Em seguida o Cruzado Novo que passou a circular em Janeiro de 1989,

Cruzado novo

E o Cruzeiro volta em 1990 no primeiro governo Fernando Collor.

Cruzeiro 1990

O Cruzeiro Real já estava se preparando para o Plano Real, esta moeda entrou em circulação em 1993 no governo Itamar Franco.

cruzeiro real

E por fim o Real implantado ainda por Itamar Franco, passou a ser usado em 1994 e é a moeda que circula até os dias de hoje.

100 reais

Composição da Moeda Brasileira

As moedas foram feitas no decorrer dos anos de vários materiais, mas a maioria foi confeccionada em metal, usava-se uma mistura de metais para baixar o custo da confecção, não era usado metal puro.

O cobre foi muito usado para fabricar as moedas, algumas foram feitas em ouro, mas não totalmente e a prata que foi o principal metal usado na fabricação das moedas. A cédula é feita com papel super-resistente, com fibras internas que resistem a água do mar, ao calor excessivo e a umidade. As cédulas são feitas para durar em média dois anos, mas podem durar até mais dependendo do seu estado de conservação.

Veja mais sobre economia

26/11/13 por Juliane

   

Mais informações por email

Comentar