Ginástica laboral conceitos e objetivos

Utilizada como forma de estimular e causar o bem estar dos funcionários, a Ginástica Laboral vem ganhando cada vez espaço nas empresas.

alongamento no trabalhoA ginástica laboral já invadiu vários escritórios e empresas, mas precisa ir mais longe ainda, pois ainda encontra-se o pensamento de que este tipo de atividade é perda de tempo e que tempo é dinheiro.

Bem se pensarmos em nível de produtividade e satisfação, os retrógrados que nos perdoem, mas a ginástica laboral é o combustível que realmente faz “as máquinas” funcionarem.

Saiba aqui o que é exatamente ginástica laboral seus benefícios e controvérsias.

Ginástica laboral o que é

A ginástica laboral é uma modalidade dedicada aos trabalhadores e é feita no próprio local de trabalho, seja um pequeno escritório ou uma grande empresa.

Há muito se vê a necessidade deste tipo de ginástica dentro das empresas para melhorar o desempenho dos funcionários, otimizar o trabalho e combater o sedentarismo. E a ginástica laboral visa diminuir os problemas de saúde do trabalhador como sinônimo de produtividade.

ginastica laboral com balões no trabalho

Para você que trabalha sentado na frente do computador, fica parado por horas, sujeito a estresse e cobranças, os problemas mais comuns neste caso, é a tendinite, problemas de coluna, com a postura, pressão alta entre outros.

É recomendável a esses profissionais parar pelo menos a cada duas horas fazer alongamentos nas áreas dos braços, tronco, ombros e pernas, mexa o pescoço em movimentos circulares, de tempo em tempo desvie o olhar para lugares ou coisas distantes para descansar a vista da tela do computador e para evitar também a lesão de esforço repetitivo (LER). Isso aumenta a produtividade no trabalho e o bem estar do funcionários.

Ginástica laboral preparatória

A ginástica laboral pode ser feita em sua sala mesmo, sem se preocupar com roupas adequadas, claro que de salto quinze fica difícil não é?! Mas tudo é válido.

Levante-se e estique o corpo como se estivesse se espreguiçando, isso trabalha as articulações dos ombros, e cotovelos; gire o pescoço de uma lado para o outro, trabalha a coluna cervical e grupos musculares; rotação do ombro, faça um por vez, articula o ombro e a flexibilidade dos músculos; prenda os braços para trás e estique o peito ao máximo, articula ombros e cotovelos; estique também os punhos; flexione os tornozelos subindo e descendo nas pontas dos pés; dobre o corpo com pernas e braços esticados, com as mãos tente tocar os pés, trabalha a coluna lombar, o quadril, faça o alongamento do “saci”, com a mão tente pegar o pé por trás, articula o joelho, tornozelo, e os músculos do quadril.

ginástica no escritório

Há outros exercícios fáceis de fazer com ginástica laboral preparatória, os benefícios adquiridos trarão resultado em suas tarefas.

Ginástica laboral benefícios e controvérsias

Os benefícios da ginástica laboral são evidentes, tanto para o funcionário quanto para a empresa, chefes não tem a visão de trazer este benefício para a empresa, mas sim gestores, estes visam o bem estar e produção de seus profissionais.

Esta modalidade de exercício, além de não permitir o sedentarismo e evitar algumas doenças que vem com a profissão, ela aumenta auto estima, evita problemas na coluna, reduz a sensação de fadiga, melhora a disposição para exercer o trabalho com mais ânimo, combate tensões emocionais, reduz o número de faltas e afastamentos médicos entre vários outros benefícios.

Ginástica laboral no escritório

A empresa também é outra grande beneficiada com a ginástica laboral, melhora a imagem na instituição aos olhos dos funcionários e da sociedade, afinal todo mundo vai falar bem de uma empresa que investe alguns minutos por dia no bem estar do funcionário.

Um funcionário satisfeito trabalha animado, se ele está animado produz mais, se produz mais gera mais lucros para a empresa. Não há controvérsias para esta atividade, afinal os benefícios são numerosos, mentes retrógradas pensam que a ginástica laboral é perda de tempo, estes ainda certamente não conhecem seus benefícios.

exercício no trabalho

Se você é gestor e ainda não implantou a ginástica em sua empresa, não perca mais tempo, o relacionamento na empresa mudará para melhor, pois não é só a saúde que será beneficiada, como também a melhora do psicológico e social do funcionário.

Assista ao vídeo abaixo e veja como fazer uma boa ginástica laboral.

Saiba mais sobre ginástica laboral e seus benefícios




Juliane
17/09/13

Mais informações por email.

Comentar sobre Ginástica laboral conceitos e objetivos