Erros mais comuns cometidos em entrevistas de emprego

Se tem alguma coisa que assusta, é a entrevista de emprego. Por esse motivo, separamos algumas dicas para conseguir se dar bem.

Em um país onde o índice de desempregado é muito grande, não dá pra cometer gafes nas entrevistas não é mesmo?

Entrevista de emprego 2

Pois existem pessoas que vacilam feio em certos pontos e nós viemos mostrar pra você os mais comuns, para que não cometa os mesmos erros e acabe perdendo uma vaga que poderia ser sua.

Demonstrar insegurança

Não adianta, o nervosismo e ansiedade é uma situação normal durante uma entrevista de emprego, mas é preciso saber controlar, do contrário pode tomar conta de você e até acabar prejudicando e passando insegurança para o recrutador.

Homem conquistando

A falta de preparo é a principal responsável por deixar o candidato nesse estágio de insegurança, então procure saber ao certo sobre o cargo e saber mais sobre a empresa. Se prepare para que nada dê errado e suas chances para ser selecionado aumentem. 

Cometer erros de português e/ou falar gírias

Erros de português não é brincadeira, isso é muito levado a sério para quem está entrevistando, podendo até desclassificar o candidato.

Entrevista de emprego 4

Então saiba bem como e o que falar, não use gírias, não vá achando que está falando com alguém bem próximo a você, seja formal, saiba de comunicar, cause boa impressão, use frases com sentidos, olhe nos olhos, demonstre simpatia e seja verdadeiro.

Falar mal da empresa em que trabalhou

E dai se o seu chefe anterior era chato e pegava no seu pé? Isso faz parte do seu passado, não precisa dizer isso, pois aos olhos do entrevistador isso não pega bem e pode ser um tiro no seu próprio pé. Você não vai querer que ele pense que poderá fazer o mesmo quando sair da empresa não é mesmo?

Entrevista de emprego 3

Então procure ser sutil quando se referir a empregos anteriores e caso perguntem o motivo do seu desligamento com a empresa, seja verdadeiro, não levantando questões pessoais ou fatos desagradáveis, diga que seu desejo era ter um crescimento profissional e não via essa oportunidade dentro da empresa anterior.

Não ser pontual

Essa não dá pra errar, pois é a primeira etapa de avaliação. Se chegar atrasado poderá passar a impressão de que não está dando o devido valor pra a entrevista ou até mesmo vai sugerir que seja um candidato indisciplinado, sem organização e que não tem comprometimento.

Relógio

Então programe-se bem, chegue se possível de 10 a 5 minutos antes, esteja ciente do local da entrevista e se por algum

Não estar trajado adequadamente

A roupa é essencial, claro que os estilos variam de acordo com a área de atuação, com o setor e com a empresa. Existem diversas maneiras para se vestir, o importante é ser coerente com o ambiente de trabalho.

Entrevista de emprego

Não dá pra ir de shorts e camisa regata em uma área do setor financeiro ou usar um terno e gravata para uma vaga em um supermercado. Os acessórios fazem parte do look, então esteja atento a eles também, opte por cores que não são chamativas, não exagere no perfume nem na maquiagem e esteja com barba bem feita e cabelos arrumados.

Caso não saiba como se vestir, pesquise sobre a empresa, tenta saber mais como é o ambiente e a vestimenta das pessoas que já trabalham lá. Você certamente vai querer estar à altura quando estiver sendo entrevistado para ocupar um cargo profissional então fique atento.

Manter o celular ligado

É difícil não acompanhar uma conversa ou dar uma espiadinha na sua rede social não é mesmo? Pois então, há certos momentos que são mais importantes que um simples celular, então não corra o risco do seu celular receber uma notificação ou tocar durante a sua entrevista.

Mexendo no celular

Desligue-o. Não é nada agradável você está em um diálogo importante e algo desnecessário interromper e tirar toda a concentração da conversa.

Falar demais

O diálogo entre o entrevistador e o entrevistado deve ser de uma forma em que ambos possam receber e dar informações.

Entrevista de emprego 5

Dê respostas curtas, objetivas, coerentes, sempre focando na pergunta que foi feita. Enfatize duas qualidades, sem exageros e limite-se a responder somente aquilo que lhe foi perguntado.

Nesse vídeo do Youtube você confere mais dicas de como conseguir ter sucesso na entrevista de emprego:

Saiba mais sobre entrevista de emprego:

07/12/15 por Bianca Fernandes

   

Mais informações por email

Comentar