Dores abdominais na gravidez

Durante a gravidez, é comum as mulheres sentirem algumas dores e incômodos. Porém, em alguns casos o correto é procurar um médico.

Grávida sendo examinada

Estar grávida e saber que um ser vai crescer dentro de si é emocionante, uma alegria e tanto para a futura mamãe, papai e também para os familiares.

A gravidez é um processo delicado no qual é preciso que a mulher tome alguns cuidados, mas também é preciso tomar conhecimento de alguns sintomas que vão aparecer, como as dores abdominais, por exemplo, elas podem ter várias causas e trazer algumas consequências ou não.

Saiba mais neste texto sobre as dores abdominais nas primeiras semanas da gravidez, sobre as dores abdominais no lado direito  e dores na 36º semana.

Dores abdominais na gravidez primeiras semanas

A dor abdominal no início da gravidez pode ser um sinal da gravidez. Isso mesmo parece redundante, mas o fato é que a dor abdominal é um sintoma, um sinal de que você está grávida. Muitas mulheres levam certo tempo para desconfiar que estejam grávidas e a cólica e dor se deve ao aumento fluxo sanguíneo na região pélvica devido ao óvulo fecundado, com isso os hormônios femininos entram em ação para proteger o embrião e dar continuidade à gravidez e isto se resulta no desconforto abdominal que pode ser reconhecido como uma cólica menstrual de fraca a média intensidade.

Outra causa da dor no início da gravidez é o aborto espontâneo, a mulher pode ter abortado o feto sem perceber, isso acontece quando o organismo não consegue suportar e ou não consegue preservar o embrião. Dor acentuada na 15º semana de gravidez no baixo do ventre pode ser o alongamento dos ligamentos redondos que é uma mudança normal neste período de gravidez.

Dores abdominais na gravidez lado direito

A dor abdominal do lado direito durante o período de gestação pode ter várias causas, se for na região interior da barriga, de modo geral está relacionada à compressão dos órgãos e da estrutura interna do abdômen, pode ser pelo aumento do tamanho do útero, pelo estreitamento dos ligamentos pélvicos, entre outras razões.

É importante consultar o obstetra para diagnosticar qual a causa da dor no lado direito, talvez à dor seja causada por algum corpo estranho no corpo que deve ser excretado. Ou também por razões mais simples como a má posição na hora de dormir, enfim, se a dor persistir procure seu obstetra e preste atenção aos sintomas e momentos em que você sente a dor.

Dores abdominais na gravidez 36 semanas

As dores na 36° semana de gestação podem ser comuns, afinal dali a 28 dias é o grande dia, as contrações tornam-se mais frequentes, se a dor for muito forte pode ser sinal de que seu bebê será prematuro e deve ser feito o parto antecipadamente.

O bebê pode se mexer bastante como chutes e socos, mas estes não causam dores constantes, apenas momentâneas. As cólicas também podem causar dores abdominais e podem sinalizar a dilatação da secção inferior do útero e tudo isso faz parte do trabalho de parto que já se inicia. Então mamães vão se preparando porque a jornada é longa, portanto fique alerta.

Nesse vídeo do Mundo Mulheres, no YouTube, você confere a gravidez passo a passo do desenvolvimento do seu bebê:

Saiba mais sobre gravidez:




Juliane
17/02/14

Mais informações por email.

Comentar sobre Dores abdominais na gravidez