Doenças causadas por má alimentação

A má alimentação pode causar inúmeras doenças, dentre elas a obesidade e diabetes. Confira as dicas para ter uma vida saudável.

Cafe-ManhaHoje em dia se fala muito em alimentos saudáveis, o que não deve-se comer e beber, programas na TV, no rádio, vídeos em blogs na internet, outdoors, os principais meios de comunicação. Mas observe que o foco não é mais comer bem para ter um corpo de verão, invejável e sarado, mas sim para ter saúde. Em meio à correria do dia a dia, a praticidade de novos alimentos e o aumento no consumo de fast foods, os alimentos leves e saudáveis estão saindo de cena e sendo substituídos ou estão sendo consumidos em baixa quantidade se comparados com os outros nocivos à saúde.

Os nutricionistas estão se movimentando e criando programas para que a população possa levar uma vida mais saudável através de uma boa alimentação, pois muitas doenças causadas pela falta de disciplina alimentar podem ser fatais e comprometer todo uma vida. Este texto dedica suas palavras à saúde, deseja saúde. Veja aqui as principais doenças causadas pela má alimentação, a obesidade, que é uma das consequências e o tratamento das doenças.

Principais doenças causadas pela má alimentação

Comer alimentos ricos em gordura, consumir comidas industrializadas em demasia, diminuem a quantidade de nutrientes que são necessários para um bom funcionamento do organismo e tudo isso acaba resultando em doenças que são causadas por essa má alimentação. A obesidade é uma delas, o colesterol elevado, a gastrite, diabetes, e a hipertensão são as principais doenças que dão sinal.

Mais sobre doenças causadas por má alimentação

exame de diabetes

O aumento do colesterol, que é a gordura no sangue, pode entupir as veias artérias e isso pode acarretar em um infarto ou derrame; a gastrite é uma infecção no estômago, tal infecção pode ser causada por uma bactéria helicobacter pylori; o diabetes é a falta de produção de insulina, que faz com que aumente a taxa de glicose (açúcar) no sangue e a hipertensão, a famosa pressão alta também pode ser provocada pela má alimentação.

Má alimentação e obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, e esta pode trazer consigo outros problemas e doenças. Mas além da má alimentação que contribui e muito para este problema, outros fatores também, sejam eles genéticos, psicológicos ou ambientais.

obeso

O sedentarismo também entra nessa dança, o consumo de calorias e falta do gasto de energia também acumulam gorduras no corpo, então para contornar esta situação e manter uma vida saudável, mudanças dos hábitos alimentares é muito importante, também a prática de exercícios físicos, foco e a disciplina.

Tratamentos de doenças causadas pela má alimentação

Existe o tratamento via medicamentos, ou a própria reeducação alimentar é outro tipo de tratamento. Muitas pessoas que tem hipertensão tomam remédio controlado, assim como o diabetes e a gastrite também.

mulher querendo comer doce

Evite alimentos com muito sal, cuidado com os temperos e molhos de saladas por mais inofensivos que pareçam; pratique exercícios físicos, coma muita salada, tome bastante líquido, dê preferência para massas (arroz, pães e biscoitos) à base de trigo integral.

Outra alternativa interessante é iniciar um acompanhamento nutricional, o nutricionista pode avaliar o seu quadro e indicar a dieta adequada para recuperar sua saúde.

Para mais informações sobre Doenças causadas por má alimentação assista ao vídeo do Youtube:

Veja mais sobre alimentação

05/12/13 por Juliane

   

Mais informações por email

Comentar