Dicas para fazer a bateria do seu smartphone durar mais

É ótimo ter um aparelho que tenho várias funções e que podemos realizar muitas coisas nele. Mas o problema se chama: bateria!

Ícone de bateria do celular acabando

Todo mundo quer estar conectado o tempo todo, seja nas redes sociais ou nos aplicativos (de preferência gratuitos) de conversa com os amigos. Mas o problema generalizado é: a bateria dos aparelhos celulares (e eu tenho certeza que esse problema não é apenas meu!).

Quem tem um smartphone sabe do sofrimento que é andar com o carregador do celular e esperar encontrar uma tomada sobrando por aí ou até uma entrada USB vaga para carregar o aparelho. Então, procurei algumas soluções que irão salvar nossas baterias!

Dicas básicas

Quando estiver andando na rua, no carro, ônibus ou no metrô, evite deixar o Wi-Fi ou o bluetooth ligado, o GPS, ative somente se realmente precisar. Isso ajuda (e muito) a economizar a bateria.

Procurando sinalEm muitos lugares e operadoras, não há sinal no aparelho, como em sítios ou fazendas. Assim, o celular consume muita energia tentando encontrar o sinal. Quando estiver com um problema assim, desligue o aparelho, já que não tem sinal nenhum, é muito improvável que você o utilize.

O calor também é um grande problema no desgaste dos componentes da bateria. E não é somente a luz solar que faz com que o aparelho esquente.

O uso contínuo, sem intervalo e o bolso da roupa também aumentam o calor, podendo até provocar explosões do celular.

Algumas pessoas carregam o smartphone através do USB, usando o computador. Na verdade a diferença é o tempo que demorar em atingir uma carga.

Quando carregado na tomada, a energia é apenas para o celular, então a carga é rápida, mas quando é carregada no computador, a energia é compartilhada entre outros aparelhos, o que aumenta o tempo para carregar, o que consequentemente, aumenta a temperatura do aparelho.

Use carregadores compatíveis com o celular, e não apenas na entrada! Se for trocar a marca do carregador, veja as especificações do mesmo, como a voltagem que o seu aparelho recebe a carga.

As baterias viciam?

Bonecos android de bateria

Quem nunca teve um receio de tirar o celular do carregador sem que ele estivesse 100% carregado? Ou até de colocar para carregar sem a bateria acabar por completo? As baterias que são produzidas atualmente são feitas de íons de lítio ou também conhecido como Li-Ion. Esse tipo de material não guarda na memória a carga que já foi feita anteriormente, diferente dos primeiros aparelhos que tinham suas baterias produzidas níquel que tinham sua memória afetada.

O que acontece realmente, é que com o tempo e com o calor que consequentemente é exposto, a bateria vai perdendo sua capacidade, ou seja, seu tempo de vida útil diminui, não é mais o mesmo aparelho.

O recomendado para esse tipo de bateria é dar uma carga completa pelo menos uma vez ao mês. Ou seja, deixar o celular desligar de vez antes de carrega-lo totalmente. Se mantiver o nível de sua bateria entre 40% e 80%, as chances de aumentar a duração sobem.

Calibrar a bateria do smartphone

Celular acabando a bateriaUma opção para resolver os problemas, é calibrar a bateria. Esse procedimento não irá melhorar o tempo de duração da bateria, mas irá dar os valores reais da sua bateria, quando seu aparelho chega a 5% de carga, não é possível realizar nenhum tipo de operação nele, ou seja, na realidade está 0% de carga.

Veja dicas de como proceder:

1º Passo - carregue totalmente sua bateria, e após chegar a 100%, não desconecte o celular por 2 horas. Pode usá-lo normalmente.

2º Passo – após esse período, desconecte o carregador e o utiliza até a bateria zerar e ele desligar sozinho. Após ele desligar, deixe-o assim por 5 horas ou mais.

3º Passo – depois de esperar às 5 horas, conecte ao carregador e deixe a bateria carregar por completo.

As baterias de íons de lítio que são usadas atualmente, são bem diferentes das usadas antigamente. Entenda melhor a diferença e saiba como elas funcionam nesse vídeo do youtube:




Mais informações por email.

Comentar sobre Dicas para fazer a bateria do seu smartphone durar mais