Decoração com paletes de madeira

A decoração com paletes é uma boa alternativa para quem quer economizar e não perder o charme, veja as dicas.

O Palete é uma espécie de estrado feita de madeira, podendo ser encontrado até em metal ou plástico, ele é utilizado para transportar ou movimentar materiais em grandes ou pequenas quantidades.

Você pode reaproveita-los de maneira sustentável e dar a eles uma nova utilidade com isso contribuindo para o meio ambiente e transformando em decoração para a sua casa, mas antes de manuseá-lo, veja a procedência dele, pois podem ter tido contato com produtos nocivos a saúde, já que muitos paletes são utilizados no transporte de agrotóxicos.

decoração-com-palete-650x430

Eles são normalmente feitos com madeira de pinus ou eucalipto e para transformá-lo é necessário lixar bem e utilizar produtos impermeabilizantes que sejam contra pragas, bactérias e fungos e que sejam ecologicamente corretos, livres de qualquer tóxico. Lembrando que a madeira que não for impermeabilizada, pode absorver umidade e acabar apodrecendo.

Decoração com paletes para sala

sofa-de-palete-650x423

Os paletes por serem flexíveis podem ser reaproveitados produzindo diversas formas de sofá, de vários tamanhos e fazendo com que se encaixe em vários tipos de ambientes, coloque sobre eles estofados e para incrementar na decoração, acrescente almofadas coloridas que combinem você vai ver que além de lindo ficará muito confortável favorecendo um ambiente interno quanto externo.

Decoração com paletes para jardim

Impermeabilizar a madeira nesse tipo de decoração é indispensável já que poderá ficar em um lugar sem cobertura e acabar molhando. No jardim você pode aproveitar os paletes para cultivar hortaliças, ervas aromáticas e até criar uma mini horta tanto na horizontal como vertical, é uma forma criativa de plantar e cuidar.

palete-no-jardim-650x434

Você ainda pode pintar de diversas cores e deixar a sua cara, com isso você irá ajudar a natureza e criar um ambiente ecológico e sustentável.

Decoração com paletes para quarto

Os paletes devem ser lixados e pintados com a cor que mais te agrada ou até mesmo deixado da cor natural para dar aquele efeito de decoração rustica. Você pode fazer duas camadas e anexar um ao outro e por cima colocar um colchão, atrás você pode colocar em pé alguns paletes, eles podem fazer uma cabeceira de cama. Coloque por cima do colchão almofadas e um jogo de lençol que seja sua cara e sua decoração do quarto estará linda e pronta.

quarto-de-palete-650x415

A reutilização dos paletes não resume apenas nisso, eles servem também como mesa de centro, mesa de jantar, prateleiras, balcões, lustres, suportes para garrafas de vinho, poltronas, mesas de computador, balanço e vai além de móveis de decoração, eles podem servir de paredes e tetos, mas para que dê certo devem ser desmontados e separados apenas as ripas de madeira.

Decorar a sua casa de madeira barata, simples e sustentável pode até virar um negócio e ganhar dinheiro com isso, então é só usar a sua criatividade, criar, ousar e aproveitar. Esteja sempre utilizando materiais como reaproveitamento, você pode transformar os ambientes em simples, urbano e moderno, além de tudo ser de forma única e original e se tornar exemplo para muitas pessoas tendo ideias baratas, criativas que auxiliam e ajudam o meio ambiente.

Veja mais sobre decoração

18/01/16 por Bianca Fernandes

   

Mais informações por email

Comentar