Costumes e cultura italiana

Muito importante e presente em diversas culturas, os costumes e tradições da Itália envolvem idioma, culinária, dança e música.

bandeira da Itália hasteadaUma das culturas mais importantes na formação da identidade cultural de nosso país, a cultura italiana é muito rica, e preserva os traços marcantes de uma identidade milenar. Desde seus primórdios, com os povos da Península Ibérica, os povos italianos demonstraram sua força e vivacidade, tanto na guerra, como na política, e, naturalmente, na cultura. Responsável por dominar o mundo europeu durante muitos anos, os italianos cruzaram os mares durantes os séculos XIX e XX para se tornarem parte fundamental da história de nosso país. Conheça mais sobre os costumes e cultura desse povo.

Costumes e cultura italiana: idioma

io parlo italianoO idioma italiano é o resultado de um processo linguístico que teria começando mais de três mil anos antes de Cristo, junto com o nascimento do Latim. O latim foi um idioma resultante da combinação das línguas faladas na Península Ibérica, e, por sua vez, sofreu muitas mudanças durante os séculos, resultado do contato do povo romano com as demais regiões do mundo. Durante a idade média, o latim foi a língua oficial da igreja, e, uma vez que o Vaticano fica na Itália, se tornou o idioma oficial do país, até que, no decorrer do tempo, as modificações do latim resultaram na atual língua italiana. O latim também foi muito importante para outros povos, como para nós, pois outras línguas, como o português por exemplo, nasceram dele. É um idioma flexivo, tal como é classificado pela linguística, assim como o nosso, e justamente por todos esses parentescos apresenta certa familiaridade em algumas palavras e um nível mais baixo de dificuldade para ser aprendido por nós.

Costumes e cultura italiana: culinária

culinária italianaA culinária italiana é uma das mais apreciadas do mundo, e não poderia ser diferente aqui, onde herdamos grandes traços de sua cultura. Na verdade, mesmo longe da Itália, os brasileiros podem dizer que tem um pouquinho dela no dia a dia, em suas mesas. E no vasto cardápio que brinda a culinária italiana, o mais louvado pelo público é, com certeza, é a parte das massas. Quem nunca se deliciou com uma boa pizza, ou uma lasanha bem quentinha? Com certeza só a ideia desses pratos já causa água na boca de muita gente. E se não for o bastante, um ravióli com muito queijo ou uma boa macarronada ganham a barriga de qualquer pessoa. E no quesito culinária, não podemos esquecer os vinhos, que são especialidade desse país.

Costumes e cultura italiana: música e dança

casais de dança típica italianaEm termos de arte em geral, a Itália é bem rica, tendo uma tradição artística milenar. Mas na música já alcançou primazia. Entre os muitos gêneros musicais que nasceram na Itália, a ópera é um dos mais fortes. Com músicos como Rossini e Verdi, sua tradição romântica é apreciada por muitos como uma das melhores do mundo, sendo comparada aos maiores mestres de outro país. Nas danças clássicas, como o balé, também consegue se destacar, com companhias que se apresentam no mundo todo. Assim, a música e a dança italianas ainda conservam toda força das artes clássicas.

Veja mais algumas características da cultura italiana neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre cultura italiana




Mais informações por email.

Comentar sobre Costumes e cultura italiana