Como fazer uma desintoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é um mal que cresce cada vez mais, por isso atente a algumas dicas de alimentos que ajudam a reverter tal processo.

Desintoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é bastante comum, ela acontece através do consumo de alimentos ou água contaminados com algum tipo de bactéria, vírus, parasitas ou toxinas. Pessoas que comem todos os dias em bares e restaurantes devido a correria do dia a dia, estão mais sujeitas a uma intoxicação alimentar.

Todos devem ficar bem a tentos à higiene, modo de preparo e fiscalização sanitária dos lugares nos quais se costuma almoçar, tomar um cafezinho, ou qualquer tipo de lanche que costuma-se comer na rua.

O modo de conservação dos alimentos é muito importante também, não só fora, mas dentro de casa inclusive, devemos cuidar da forma de como os alimentos são guardados e organizados na geladeira para não criar fungos, antes de comer frutas e verduras deve-se lavar muito bem para consumir um alimento saudável e livre de parasitas.

Sintomas da cólica

Os sintomas da cólica aparecem manifestados em cólicas intestinais, dor de cabeça, calafrios, diarreia, fraqueza, náusea e vômito. Mas para aliviar e acabar com a intoxicação alimentar existem algumas dicas naturais como sucos, chás e outros alimentos que auxiliam na hora do aperto, confira alguns deles.

Sucos para desintoxicação alimentar

Aquelas receitas estranhas da sua avó ou de seus pais podem funcionar para aliviar a dor de barriga. Existem sucos de verduras e frutas, um mix de torcer o nariz na hora de tomar, mas são eficientes, se bem que tem gente que acha uma delícia.

Detox tropical

O suco de cenoura e couve é um ótimo desintoxicante alimentar, outro suco é o detox tropical que é uma mistura de manga com couve manteiga e hortelã, ainda tem o suco de uva, gengibre e laranja e por último um suco de açaí com água de coco. Todos estes alimentos citados possuem propriedades e vitaminas que normalizam o organismo e fazem bem à saúde.

Chás para desintoxicação alimentar

Os chás naturais são os mais famosos e cogitados quando o assunto é a desintoxicação de algum alimento que fez mal. O primeiro da lista é o chá de boldo, amargo, porém eficaz, o chá de gengibre também pode trazer bons resultados, os chás de hortelã, amora ou camomila são outras opções para quem está com intoxicação.

Chá de boldo

Assim como os elementos dos sucos, os chás também tem propriedade capazes de eliminar o mal estar a diarreia e as dores causadas pela ingestão de alimentos contaminados.

Alimentos para desintoxicação alimentar

Além dos elementos líquidos que foram mencionados para desintoxicação alimentar, alguns alimentos também auxiliam no processo. Não só o suco da couve, mas comê-la em folha ou refogada é um bom remédio, frutas cítricas e vitaminadas como abacaxi, laranja também ajudam. Tomar bastante água, consumir alimentos leves, aguardar em repouso são as recomendações mais comuns.

Procure também descobrir qual foi a fonte ou o alimento que o fez passar mal, preste atenção se o estabelecimento toma os cuidados e higienização necessários para a preparação de pratos.

Couve

Não tome medicamentos por conta própria, ao persistirem e se agravarem os sintomas procure um médico, somente ele poderá dar as recomendações necessárias em casos mais graves.

Para saber mais sobre a importância da desintoxicação alimentar, assista ao vídeo que segue abaixo.

Saiba mais sobre desintoxicação alimentar

09/10/13 por Juliane

   

Mais informações por email

Comentar