Como fazer uma boa redação

Algumas dicas podem facilitar na hora de fazer uma boa redação, veja o passo a passo e escreva um texto rico.

Muita gente sente arrepios só de ouvir falar em redação, mas isso deve ficar no passado, pois não precisa ser nenhum gênio para alcançar belas notas em concursos e vestibulares. Para se destacar nas redações de maneira geral, basta seguir os critérios impostos pelos corretores, claro estudar e treinar muito.

moça escrevendo

Vale lembrar que as redações são usadas na maioria dos vestibulares no país e também tem um peso muito grande no temido ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e por isso merece devida preocupação.

Mais sobre como fazer uma boa redação

Primeiro passo

Para fazer um bom texto, principalmente para os vestibulares e Enem o ideal é se manter atualizado. Assistir jornais, manter-se em dia com as revistas e sites de notícias e ter um bom discernimento para selecionar o que pode ser mais importante, pois os vestibulares geralmente propõem como tema para as redações aqueles assuntos que estão em alta, principalmente os polêmicos. Sendo assim, estar preparado e ter bons argumentos para aquele assunto é um bom caminho andado.

Segundo passo

redação

Ler, mas ler muito! A leitura é importante para o cérebro assimilar melhor a ortografia, os tempos verbais, concordâncias, uso correto de acentuação, vírgula e tantos outros aspectos da língua portuguesa. Além disso, a leitura vai proporcionar ao estudante novas conexões, novas palavras e permite ainda maior chance de se lembrar de boas citações para completar a redação. Assim fica recomendado a leitura de bons livros, uma vez que a intenção é aprender o bom português.

Terceiro passo

Consiste em escrever e rescrever. Treinar é muito importante para quem deseja fazer um texto de qualidade, pois somente através da repetição e correção dos erros é possível chegar a perfeição. Além de que algumas provas exigem tipos diferentes de textos e assim o treino faz com que você se habitue com essa forma de escrever e tenha mais agilidade para organizar os pensamentos. Ainda nesse passo é interessante que o aluno tenha alguém para corrigir os textos, para que assim possa evoluir, a autocritica é de suma importância, pois na hora da prova não haverá ninguém para mostrar o caminho.

Outra maneira de absorver o modo correto de escrever é fazendo cópias de redações notadas como excelente, isso vai somar novas palavras vocabulário e ensinar novos tipos de escritas, além do aluno fixar novos argumentos.

Quarto passo

escrevendo

Se trata justamente dos argumentos, é muito importante que esses sejam proposto no texto de forma claro. Por isso é de extrema importância que antes de escrever, todos os argumentos estejam claros em sua cabeça, caso contrário esses ficaram perdidos no texto. Lembrando que a argumentação é a forma como o problema é apresentado em detrimento das relações que o compõe, quais foram as causas? Quais foram os efeitos?

Quinto e último passo

fica com a objetividade e considerações finais. Não adianta usar de gostos relativos, falas que não chegam a nenhum lugar e enrolação. É preciso ir direto ao ponto, pois a subjetividade não pontua na prova.

É importante responder à pergunta que geralmente é proposta no tema e amarrar bem todos os aspectos como boa argumentação, estrutura, objetividade e o bom português. E assim fechar com uma nota digna de comemoração.

Saiba mais sobre redação

11/03/16 por Bianca Fernandes

   

Mais informações por email

Comentar