Como fazer economia e guardar dinheiro

Muitas pessoas passam sufoco todo mês para que o dinheiro seja suficiente. Confira algumas dicas de como economizar e guardar dinheiro.

E uma das grandes faltas que praticamente todos sentem é a falta de dinheiro. Aí falta para o aluguel, para o mercado, pra farmácia ou para o transporte. Seja o aumento do dólar, dos impostos ou o baixo salário, sempre acaba o salário e sobra mês.

Meia com dinheiro

Mas nada de pânico ou sair se descabelando por aí, o esquema é saber se organizar para nunca gastar mais do que se ganha e ainda poder guardar para as esperadas férias, a compra de um carro, de uma casa ou ainda para qualquer outra emergência.

Seu bolso também anda meio vazio e as contas não param de chegar? Vamos então direto para as dicas!

Despesas fixas

Algumas despesas são consideradas fixas, ou seja, todo mês tem aquela conta como a água, luz, aluguel, internet entre outras. O importante é listar todo o que precisa ser pago mensalmente e claro, com seus respectivos valores. É interessante também colocar como despesas fixas um valor para mercado e para a poupança.

Fazendo contas na calculadora 2

Lembrando que o dinheiro que se guarda não é aquele que sobra! Assim que o seu salário cair na conta, já separe uma quantia para poupar. Essa dica é valiosa, pois assim você consegue um bom dinheiro no final de um ano ou de um período maior.

Esses custos devem ser considerados importantes e insubstituíveis. Ou seja, antes de sair gastando tudo o que tem, tenha em mente que precisa de dinheiro para essas coisas – aluguel, água, luz, gás, internet, mercado, padaria, açougue, poupança, educação entre outros que você considera importante listar.

Mudanças na rotina

Para quem gosta de sair todo fim de semana e gastar descontroladamente, precisa aprender a mudar algumas coisas em sua rotina. Primeiramente é separar o valor que será necessário para suprir os seus gastos fixos.

Qual é o preço

Corte de sua lista de compras produtos supérfluos e dê preferencia para coisas realmente necessárias, assim você consegue economizar. Muita coisa nem precisa ser cortada, basta apenas estar aberto a outras opções com um valor mais baixo. Ou seja, quando for ao supermercado, experimente comprar outras marcas que tenham um valor menor, além de economizar podem ser ótimos produtos.

Outra maneira super produtiva é buscar sempre por promoções. Sabe aquele jornal do supermercado do seu bairro? Pode ser muito útil na hora de planejar as suas compras e economizar ainda mais comprando os mesmos produtos por um preço menor.

E claro, não precisa parar de sair com a galera só para guardar dinheiro. Tem muita opção baratinha para se divertir como pegar um cinema do meio da semana ou fazer a famosa vaquinha para comprar bebidas e petiscos na sua casa ou na de um amigo.

Como guardar dinheiro

Guardar dinheiro parece uma tarefa um tanto complicada, mas com disciplina e responsabilidade é possível guardar uma boa quantia. O primeiro passo é ter um objetivo, assim você terá um bom motivo para se esforçar.

Cofrinhos de noivos

Já foi dito nesse artigo, mas vale muito a pena lembrar: reserve uma parte da sua renda para a poupança. Ou seja, primeiro guarde o dinheiro, depois use o que sobrar. Assim você faz economia da maneira correta.

Outra dica bacana que você pode utilizar é o famoso cofrinho. Sabe o troco da padaria? Coloque-o no porquinho junto com o troco do supermercado, do açougue e todos os outros. Assim você consegue juntar um dinheiro para dar uma grande ajuda no final do mês quando todo o seu dinheiro tiver acabado.

Renda extra

Muitos produtos aumentaram o seu valor, prejudicando o seu orçamento mensal? Para não ter que cortar mais gastos ainda, uma dica valiosa é buscar uma renda extra. Essa renda pode vir de várias maneiras, como revender produtos de catálogo onde é possível ganhar uma porcentagem do que se vende.

Cifrões 2

Outra maneira clássica de aumentar a sua renda é usar os seus dotes culinários e aquela receita de doce caseiro que todo mundo adora. Produtos alimentícios sempre vendem e em muitos casos o custo de produção nem é tão alto e o trabalho nem é muito duro – além de ser gostoso! Docinhos, salgadinhos, bolos e até lanches naturais são ótimas opções para esses casos.

O famoso freelance também entra em cena quando o assunto é renda extra. Os famosos bicos também podem ajudar a dar aquela caprichada na renda mensal.

Conseguir economizar e ainda guardar dinheiro não é nada complicado. Com algumas dicas e seguindo alguns passos é possível sair do vermelho e ainda dar uma boa aumentada em sua renda mensal.

Conheça mais 5 dicas para conseguir economizar nesse vídeo do YouTube:

26/03/15 por Ananda Morales

   

Mais informações por email

Comentar