Como afinar um violão

Descubra como afinar seu violão, seja ele acústico, elétrico ou com o afinador embutido para a emissão de um som limpo e agradável.

pessoa afinando violão

Imagine-se em um concerto de música popular, ou mesmo em um barzinho escutando uma boa música vivo, somente voz e violão, o ambiente bastante agradável, você tomando um chopp com os amigos e aquela música boa de fundo, de repente você escuta algo estranho soar. Bem, já que você não entende de música, nem se atreve a dar algum palpite, mas o barulho estranho volta a se repetir, incômodo não é?! Pois é isso que acontece quando o violão está desafinado, como qualquer outro instrumento, tudo tem que estar em harmonia para emitir o melhor som que puder.

Cada instrumento possui o seu ponto de afinação, no caso do violão, a vibração das cordas influenciam para encontrar o ponto exato. Para você que está aprendendo a tocar violão, saber apenas como fazer os acordes não basta, tem que saber como afinar um violão, e uma regra muito importante é ter o ouvido muito aguçado, saber identificar os sons. Então veja nos tópicos abaixo como afinar um violão elétrico, como afinar um violão acústico e como afinar um violão com afinador embutido, em seguida comece praticar.

Como afinar um violão elétrico

Afinar um violão é um processo simples, não tem muito segredo, algumas pessoas afinam de ouvido, tendo como base as próprias cordas do violão, ou usam instrumentos que auxiliam a afinação como o diapasão ou afinador eletrônico. Como seu violão é elétrico, ligue-o em um cubo ou caixa amplificada para ouvir melhor a tonalidade da afinação.

mão afinando violão elétrico

O violão tradicional possui 6 cordas, de baixo para cima elas são nos tons de E = mi, B = si, G = sol, D = ré, A = lá e E = mi novamente. A afinação deve estar nestes tons, usando o afinador eletrônico tudo fica ainda mais fácil, posicione o aparelho na mão do violão, seu ponteiro deve ficar no marco zero, que indica que a afinação está correta, se estiver antes de zero, deve-se apertar a tarraxa e se estiver depois de zero deve-se soltar a corda através da tarraxa também.

Como afinar um violão acústico

O violão acústico funciona normalmente sem ligações elétricas e afins, geralmente usado por iniciantes e pessoas que estão aprendendo tocar o instrumento. A afinação deste tipo de violão pode ser feita também com o auxílio de afinadores eletrônicos, é tocar a corda e observar a tela do aparelho.

cordas de violão acústico

Outra dica é procurar por vídeos na internet que mostram os sons de cada corda e depois afinar uma por uma deixando o som exatamente igual ao do vídeo, como diz o velho ditado, quem não tem cão caça com o gato.

Como afinar um violão com afinador embutido

O violão que vem com o afinador embutido é muito mais prático, 50% do seu problema já estará resolvido, geralmente violões elétricos vem com o afinador embutido e custam mais caros.

afinador embutido em violão

Basta apenas ligar o afinador e tocar corda por corda, o afinar terá o marco zero, quando o ponteiro atingir este marco, quer dizer que a afinação está correta, alguns afinadores acendem uma luz verde.

Veja como afinar o violão e a guitarra neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre violão




Juliane
03/02/14

Mais informações por email.

Comentar sobre Como afinar um violão