Alimentação à base de peixes

Rico em Ômega 3 e muito importante na alimentação, o peixe traz mais benefícios para a sua saúde quando consumido regularmente.

peixe grelhado

Todos sabem a importância do peixe na alimentação do dia a dia, muitas pessoas procuram incluir a carne branca do peixe em suas dietas, devido os benefícios para a saúde, seja grelhado, assado, cozido ao molho ou frito, a carne do peixe beneficia a todas as idades e inclusive é recomendada por médicos e nutricionistas, ela faz parte da pirâmide alimentar. Por uma grande fonte de proteínas e vitaminas, os especialistas recomendam que se consuma a carne do peixe pelo menos uma vez na semana, mantendo assim um ciclo ou frequência, na qual os benefícios possam se manifestar no organismo.

Existem várias espécies de peixes, a começar pelos peixes de água doce e de água salgada, depois, peixes de escamas e peixes de couro, são inúmeros tipos deste animal, mas nem todos eles podem ser consumidos, em um dos tópicos deste texto você vai conhecer quais peixes são ideais para incluir em seu cardápio, além daqueles é claro que já vendem nos supermercados. Você também vai saber mais sobre os peixes e o Omega 3, afinal, o que é esse Omega 3 que as pessoas falam tanto? O que tem de bom? Continue lendo.

Benefícios do peixe na alimentação

Os pescados são fonte de proteína em abundancia que são absorvidas pelo organismo com mais facilidade do que os outros tipos de carne, eles são muito importantes para o crescimento e manutenção do organismo. Comer peixes auxilia na digestão, na coagulação do sangue, na produção de anticorpos, no controle do nível de colesterol, entre outros benefícios.

criança pronta para comer peixe

Além de tudo, é rico em sais minerais e nutrientes como, ferro, iodo, cálcio, magnésio, sódio, fósforo, vitaminas, A, E, D, B2, B3, B12, mais o ácido fólico, todos estes elementos juntos são fundamentais para um bom funcionamento do corpo. Estes são alguns benefícios do peixe na alimentação, inclua imediatamente este item em suas compras.

Peixes mais saudáveis para alimentação

Vamos começar pela Tilápia, é um peixe criado em cativeiro de sabor marcante, ele tem um sabor mais forte de terra. Outro peixe para se consumir é o Pintado, sua carne é preparada na brasa para queimar o excesso de gordura, é um peixe com bastante espinho. Tambaqui, um peixe de carne macia, normalmente é empanado e frito. Truta, um peixe que está fazendo sucesso em restaurantes, pois sua carne é suave e macia.

prato feito com tilápia

Pirarucu, este peixe deve ser cozido, pois sua carne é mais dura. Atum, este peixe dispensa comentários, um dos mais suaves e macios. O linguado é outro peixe ótimo para consumo, sua carne não possui gordura, é magra e extremamente delicada. O famoso Salmão, que é chamado como frango do mar pelos chefs de cozinha e não pode ser preparado de qualquer maneira.

Os peixes e o Ômega 3

O Omega 3 é muito importante para o bom funcionamento do cérebro, é bom também para o coração, para tratamento contra depressão e até inflamações como a tendinite.

peixes

A maior concentração de Omega 3 está na pele dos peixes, para manter esta propriedade, é importante que o peixe não seja feito em altas temperaturas e bem frio. Peixes com Omega 3: Atum, Sardinha, Tilápia, Salmão, entre outros.

Veja também neste vídeo do Youtube alguns dos benefícios da alimentação à base de peixes:

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Juliane
14/01/14

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